Com recepção institucional, calouros iniciam sua vida acadêmica no Campus de Aquidauana

Foi com muita informação que os calouros 2020 iniciaram sua vida acadêmica no Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ). Apresentação dos setores, Assistência Estudantil, Sistema Acadêmico (Siscad) e projetos foram algumas das diversas orientações que os estudantes receberam na recepção institucional.

Realizada na quarta-feira (19), as ações institucionais buscaram ambientar o ingressante a toda estrutura da UFMS, esclarecendo os caminhos que poderão ser percorridos durante sua trajetória acadêmica.

As apresentações foram iniciadas pelo Diretor do CPAQ, Prof. Auri Frübel, com uma apresentação da Universidade. Em seguida, houve orientações dos setores e grupos que compõem a estrutura administrativa e acadêmica do campus, tais como:

Com isso, os alunos iniciaram sua vida acadêmica cientes de que existem, no Campus de Aquidauana, serviços de acompanhamento especializados e orientados para potencializar sua formação profissional. Houve também feira de artesanato indígena e distribuição de camisetas e canecas para os estudantes.

Calouros estão empolgados para o início das aulas (clique para aumentar)

A acadêmica ingressante Isabele Arruda, de Ciências Biológicas, ressaltou sua alegria de ingressar no curso que sempre sonhou: “o sentimento que eu tenho é de muita alegria, porque foi o curso que eu sonhei desde o começo do ensino médio e passei de primeira, então é uma sensação muito boa de estar aqui hoje”.

Giovana Vitória, que ingressou no curso de História, citou sua expectativa de iniciar as aulas: “estou entrando no curso de História e tenho muitas expectativas. Espero que eu consiga suprir todas elas”. Já Donay Kennedy da Costa Medina, calouro de Administração, focou na felicidade de ingressar no ensino superior: “estou entrando no curso de Administração e estou muito feliz de estar fazendo esse curso”.

Teve ainda quem destacasse o acolhimento recebido no Campus de Aquidauana. Para Vinicius Rodrigo Campos Machado, a integração superou as expectativas: “estou fazendo o curso de Letras Inglês e me senti muito bem acolhido quando entrei na UFMS. E é melhor ainda do que eu esperava. É um curso que eu queria muito fazer e estou muito feliz”.

Turmas aproveitaram para receber seus calouros (clique para aumentar)

O Diretor do CPAQ, Prof. Auri Frübel, valorizou a conquista dos estudantes. “Parabéns, calouros da UFMS. Você ingressaram em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Essa não é a realidade da maioria dos jovens, então aproveitem a oportunidade e vamos à luta!”

A programação da recepção aos calouros segue acontecendo com uma campanha de prevenção à dengue e com as atividades desenvolvidas pelos cursos de graduação.

Confira as fotos da recepção institucional:

Sejam bem-vindos, calouros!

Fotos: Asaph Ortolani e João Doarth