SEAAC – Campus de Aquidauana

Secretaria de Acompanhamento Acadêmico

Secretaria de Acompanhamento Acadêmico – SEAAC

Caracterização da unidade: É a unidade responsável pela orientação, acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

Competências: controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar; promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital; providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria; executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos; orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas; viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico; divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas; orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros; colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros; proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo; orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados; encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções; executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente; executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares; orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular; acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade; preparar a documentação para cerimônia de colação de grau; instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica; encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial; emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes; desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 17h e das 13h às 17h.

Horário de atendimento presencial (período de pandemia): terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Localização: unidade II – Bloco A, térreo, Rua Oscar Trindade de Barros, 740 – Bairro Serraria.

Telefone: 67-3241-0415 (ramal 2415)

E-mail: secac.cpaq@ufms.br

 

Emissão de documentos acadêmicos: Histórico Escolar, Declaração de Matrícula e Ementas das Disciplinas serão emitidos unicamente pelo discente via Sistema Acadêmico (SISCAD), com certificação digital, no menu “Meus Documentos”: clique aqui

Consulta ao Histórico Acadêmico:  clique aqui

Modelo de Procuração para retirada de Diploma a ser realizada por terceiros (Procuração particular deverá ser registrada em cartório):  clique aqui

Requerimento Acadêmico (Prograd/UFMS): clique aqui

Requerimento Ex-Aluno: solicitações para requerer Histórico Escolar, Declaração de Matrícula, Ementas das Disciplinas e 2ª via de Diploma: clique aqui

Solicitação de retirada de Diploma: Requerimento Ex-Aluno (marcar a opção “Outros assuntos” e escrever no campo Justificativa “Solicitação de agendamento para retirada de diploma”: clique aqui

2ª Via de Diploma

Acessar o  Requerimento Ex-Aluno: clique aqui

Anexar os seguintes documentos no requerimento:

 

Caso 1 – Extravio do Diploma:

– Boletim de Ocorrência (devidamente assinado/com certificação digital);

– Guia de Recolhimento da União devidamente paga (valor: R$ 130,00 – conforme Resolução nº1/2018 do Conselho Diretor). Para emissão de  Guia de Recolhimento da União, acesse: https://recolhimento.ufms.br/publico (opção “Registro de Diploma Expedido pela UFMS e Demais Instituições Particulares (2ª via)”);– Certidão de Nascimento/Casamento;

– RG; e

– CPF.

 

Caso 2: Diploma Avariado:

– Anexar o Diploma Avariado;

– Guia de Recolhimento da União devidamente paga (valor: R$ 130,00 – conforme Resolução nº1/2018 do Conselho Diretor). Para emissão de  Guia de Recolhimento da União, acesse: https://recolhimento.ufms.br/publico (opção “Registro de Diploma Expedido pela UFMS e Demais Instituições Particulares (2ª via)”);

– Certidão de Nascimento/Casamento;

– RG; e

– CPF.

Média de prazo para emissão de segunda via de diploma: 60 dias.

 

Secretário de Acompanhamento Acadêmico

Alberto dos Santos Gonzales

Telefone: (67) 3241-0425

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail: alberto.gonzales@ufms.br

 

Assistente em Administração

Lêucia de Lima Almeida

Telefone: (67) 3241-0415

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail: leucia.lima@ufms.br 

 

Assistente em Administração

Maria Berenice Alves Maciel

Telefone: (67) 3241-0409 / Ramal: 2409

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail: berenice.alves@ufms.br

 

 

Fluxograma de processos:

  • Apostila de alteração de dados no diploma
  • Atualização cadastral
  • Colação em gabinete
  • Desistência de vaga
  • Graduação – abreviação de curso
  • Graduação – atestado de justificativa de faltas
  • Graduação – dispensa de disciplinas e aproveitamento de estudos
  • Graduação – mobilidade interna
  • Graduação – permuta interna entre cursos afins
  • Graduação – reoferta de disciplinas
  • Graduação – revisão de prova – segunda instância
  • Graduação – revisão de prova – primeira instância
  • Graduação – Siscad – alterações de nota e/ou frequência
  • Graduação – prorrogação de prazo para conclusão de curso
  • Ingresso de aluno especial – matrícula de aluno especial
  • Liberação do SEI externo
  • Matrícula de calouros
  • Matrícula de veteranos
  • Matrícula regular
  • Movimentação interna
  • Organização da cerimônia de colação de grau
  • Recontagem de frequência
  • Regime de exercício domiciliar
  • Registro de diploma
  • Registro de diploma na unidade
  • Solicitação de histórico escolar e programas de disciplinas
  • Solicitação de via de diploma
  • Trancamento de matrícula fora do prazo
  • Trancamento de matrícula
  • Transferência compulsória

Acesse o fluxograma do setor: clique aqui


Notícias SEAAC


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