SEAAC – Câmpus de Aquidauana

Secretaria de Acompanhamento Acadêmico

Secretaria de Acompanhamento Acadêmico – SEAAC

Caracterização da unidade: É a unidade responsável pela orientação, acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

Competências: controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar; promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital; providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria; executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos; orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas; viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico; divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas; orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros; colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros; proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo; orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados; encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções; executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente; executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares; orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular; acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade; preparar a documentação para cerimônia de colação de grau; instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica; encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial; emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes; desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

 

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 12h às 17h – 19h às 22h.

Localização: unidade II – Bloco A, térreo, Rua Oscar Trindade de Barros, 740 – Bairro Serraria.

Telefone: 67-3241-0415 (ramal 2415)

E-mail: secac.cpaq@ufms.br

 

Política de emissão de documentos: clique aqui

Consulta ao Histórico Acadêmico:  clique aqui

Modelo de Procuração:  clique aqui

Requerimento Acadêmico para solicitação de documentos: clique aqui

Requerimento Acadêmico (outros assuntos):  clique aqui

 

Assistente Acadêmico

Alberto dos Santos Gonzales

Telefone: (67) 3241-0415

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail: alberto.gonzales@ufms.br

 

Assistente em Administração

Evando Nantes Camargo

Telefone: (67) 3241-0415

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail:  evando.nantes@ufms.br

 

Auxiliar em Administração

Lêucia de Lima Almeida

Telefone: (67) 3241-0415

Localização: Unidade II – Bloco A

E-mail: leucia.lima@ufms.br 

 

Assistente em Administração

Maria Berenice Alves Maciel

Horário de atendimento: 7h às 12h / 14h às 17h

Telefone: (67) 3241-0316 / Ramal: 2316

Localização: Unidade I

E-mail: berenice.alves@ufms.br

 

Fluxograma de processos:

  • Apostila de alteração de dados no diploma
  • Atualização cadastral
  • Colação em gabinete
  • Desistência de vaga
  • Graduação – abreviação de curso
  • Graduação – atestado de justificativa de faltas
  • Graduação – dispensa de disciplinas e aproveitamento de estudos
  • Graduação – mobilidade interna
  • Graduação – permuta interna entre cursos afins
  • Graduação – reoferta de disciplinas
  • Graduação – revisão de prova – segunda instância
  • Graduação – revisão de prova – primeira instância
  • Graduação – Siscad – alterações de nota e/ou frequência
  • Graduação – prorrogação de prazo para conclusão de curso
  • Ingresso de aluno especial – matrícula de aluno especial
  • Liberação do SEI externo
  • Matrícula de calouros
  • Matrícula de veteranos
  • Matrícula regular
  • Movimentação interna
  • Organização da cerimônia de colação de grau
  • Recontagem de frequência
  • Regime de exercício domiciliar
  • Registro de diploma
  • Registro de diploma na unidade
  • Solicitação de histórico escolar e programas de disciplinas
  • Solicitação de via de diploma
  • Trancamento de matrícula fora do prazo
  • Trancamento de matrícula
  • Transferência compulsória

Acesse o fluxograma do setor: clique aqui


Notícias SEAAC


Confira a 2ª convocação para matrícula nas vagas ociosas da UFMS

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a segunda convocação para matrícula do processo seletivo de transferência externa, refugiados e portadores de diploma, para preenchimento das vagas ociosas nos cursos superiores de graduação presenciais da UFMS, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2019. Convocados na UFMS/CPAQ deverão efetuar sua matrícula na Secretaria Acadêmica, localizada no […]

Ajustes de matrícula devem ser realizados até sexta-feira (19)

Estudantes da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), devem ficar atentos ao término do período de ajustes ou trancamento de matrículas, que podem ser realizados até às 23h59 desta sexta-feira (19/07). O processo deve ser realizado online pelo Sistema Acadêmico (https://siscad.ufms.br/), onde estão todas as orientações para o procedimento. Todas as dúvidas e demais informações sobre […]

Confira a 1ª convocação para matrícula nas vagas ociosas da UFMS

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a primeira convocação para matrícula do processo seletivo de transferência externa, refugiados e portadores de diploma, para preenchimento das vagas ociosas nos cursos superiores de graduação presenciais da UFMS, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2019. Também foram publicados os editais com a análise de recursos e […]