Universidade celebra 43 anos com homenagem a servidores e egressos

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

A comemoração ao aniversário de 43 anos de federalização da UFMS, celebrado em 5 de julho, foi realizada no Teatro Glauce Rocha. A solenidade foi marcada por homenagens aos servidores que contribuem diariamente para a construção da Universidade, bem como aos que passaram pela Instituição como estudantes e levam seu nome com profissionalismo e responsabilidade. A transmissão foi feita ao vivo pelo canal da TV UFMS

Ao todo, foram homenageados 22 docentes com o título de “Professor de Magistério Superior Emérito”, 40 técnicos-administrativos com o título de “Técnico-Administrativo em Educação Emérito” e quatro egressos com a Medalha da Ordem do Mérito de Egresso. Entre os egressos, foram contemplados profissionais de destaque das áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias e Multidisciplinar.

Houveram 3 homenageados do Campus de Aquidauana, sendo: 2 Técnicos-Administrativos em Educação e 1 egresso do Curso Bacharelado em Administração.

“É uma emoção muito grande testemunhar esses 43 anos de federalização da UFMS. O maior orgulho da nossa instituição são as pessoas e valorizá-las é nosso papel enquanto líderes na maior e melhor Universidade de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor Marcelo Turine. 

Rememorando o processo de criação do hino institucional, o reitor destacou o desafio de encontrar palavras para expressar o sonho sul-mato-grossense com a divisão do estado e com a criação da Universidade. “Em 1979 cria-se a nossa UFMS, um orgulho, uma joia desse estado e país, um patrimônio público brasileiro, com o qual todos nós temos o maior respeito. São praticamente 35 mil pessoas diretamente vinculadas à nossa instituição. Parabenizo a todos os homenageados e agradeço pela parceria em construir esse patrimônio. O desenvolvimento dessa homenagem foi um misto de emoção, porque somos um time, uma família. E sem a nossa comunidade não temos como alcançar a missão social que é contribuir com a transformação das vidas dos nossos jovens, do Mato Grosso do Sul e do Brasil”, declarou. 

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que o que faz a diferença na UFMS são as pessoas, comentou que perto de outras instituições, ainda é nova, porém simples e complexa, com pessoas de todos os jeitos e áreas de conhecimento, levando o conhecimento, a Ciência, a transformação pela Educação a todo o estado. “No calendário institucional deste ano temos uma foto de uma estudante com seu filho em frente ao monumento símbolo, ela significa que a UFMS é como uma mãe, que acolhe, dá suporte, fortalece e faz crescer. E é isso que temos de fazer a Universidade ser, está em nossas mãos fazê-la melhor a cada dia. Hoje temos professores, técnicos e egressos levando o nome da UFMS nas mais altas honrarias, levando o fruto do nosso trabalho. No aniversário da Universidade, nosso maior presente é nossa dedicação e amor. Que continuemos plantando e semeando com honra àqueles que vieram antes de nós, àqueles que caminham conosco e àqueles que virão depois. Nosso sonho e desejo para a UFMS é que ela seja milenar e siga forte, linda, simples e complexa, sobretudo humana e realizadora de sonhos”, disse. 

 

Homenageados do Campus de Aquidauana

 

Ademar da Silva dos Santos

Rogério Elói Gomes bezerra

Ronaldo Rodrigues

“Como Diretora em Exercício do Campus de Aquidauana foi muito prazeroso fazer parte deste dia tão especial, onde docentes e técnicos foram homenageados pelo excelente trabalho que desenvolveram e desenvolvem na UFMS, e os egressos por seus destaques enquanto alunos e depois como profissionais em suas respectivas áreas. É importante valorizarmos todos que de alguma forma contribuíram e contribuem para que tenhamos uma UFMS e uma sociedade melhor”, destacou a professora Adriana Wagner – Diretora em exercício.

 

Fotos

Clique aqui para conferir alguns registros do Evento.

 

Texto: Ariane Comineti e Cláuber Silva

Fotos: Daniela Philippi, Vanessa Amin, Thayná Oliveira e Crislaine Oliveira