Revista Primeira Escrita prorroga prazo para recebimento de artigos

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Foi prorrogado o prazo para submissão de artigos para a Revista Primeira Escrita, periódico científico do Curso de Letras do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS. O prazo para submissão de textos vai até o dia 31 de agosto de 2022.

Dossiê Temático:

            METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR (PRAZO PRORROGADO)

O ensino de Literaturas vem se enquadrando como um fenômeno recente na área da Linguística Aplicada. Dentre os múltiplos olhares sobre os objetos desse campo, a perspectiva dos Letramentos Literários tem assumido um certo destaque, uma vez que sua principal preocupação é problematizar o processo de ensino e aprendizagem por uma perspectiva sociocultural.

Segundo Amorim et. al. (2022, p. 96), os  Letramentos Literários são entendidos como: “movimentos contínuos, responsivos e ideológicos de apropriação do texto literário como construção de sentidos sobre os textos, sobre nós mesmos e sobre a sociedade, o que envolve: 1) a compreensão do texto literário como um tecido em construção ou um texto infinito, com significados sempre em debate, abertos a questionamentos e contestações; 2) a possibilidade de construção contínua de atitudes responsivas – sempre ideologicamente  guiadas – na integração com textos literários em diferentes contextos e; 3) um movimento exotópico de encontro com o outro e consigo mesmo, de alteridade, pelo estético, numa perspectiva humanizante do ser humano coisificado”

Dentre os aspectos que marcam a identidade e a relevância dos Letramentos  Literários, destaca-se que esse prisma busca desconstruir a ideia de que a aula de literatura deve ser o espaço reservado para o ensino da mera periodização literária, descontextualizada do contexto social do educando, e um espaço de interação vertical, sem a mediação e a vicência com os textos. Logo, essa aproximação se justifica pelo principal objetivo das práticas sobre Letramento Literário no ensino básico e superior: a formação de leitores e professores de literaturas.

De forma concomitante à emergência dos estudos sobre Letramentos Literários, as “Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem” vêm emergindo com cada vez mais força nos campos de pesquisa da Linguística Aplicada, Estudos Literários e Educação. Essas metodologias constatam uma mudança nas formas de narratividade que formam a sensibilidade contemporânea, marcada pela mediação tecnológica e pela relação complexa com a recepção, instâncias que não podem ser elaboradas sem um viés crítico.

O interesse por esses assuntos está fundamentado no  objetivo comum de professores e pesquisadores em tentar estabelecer, sob um ponto de vista teórico-metodológico, uma série de inteligibilidades ligadas aos processos cognitivos e instrucionais sobre o ensino, de modo geral. Esse quadro geral expõe um campo de pensamento dedicado ao limiar entre teoria e prática, abrindo espaço para a germinação de novas propostas, experiências e métodos que reconhecem na literatura um modo de existência comunitário.Diante desse contexto, o presente dossiê foi desenvolvido com o intuito de receber artigos cujo enfoque principal orbite nas relações entre Metodologias Ativas, práticas de Letramentos Literários no ensino básico e superior e também demais pesquisas que se aproximem dessas temáticas.

Organizadores do dossiê:

Vinícius Oliveira de Oliveira (UFMS-CPAQ)

Felipe Lima (UFMS-CPAQ)

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail primeiraescritacpaq@ufms.br.