Campus receberá recursos da Fundect para desenvolvimento científico regional

Postado por: Joao Doarth

Cinco propostas vinculadas à UFMS receberão cerca de R$132 mil no âmbito do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado de Mato Grosso do Sul (PDCTR). O fomento em bolsas e auxílio é ofertado pela Fundect em parceria com o CNPq para que pesquisadores doutores se fixem na região com projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Os projetos supervisionados por docentes da UFMS representam mais de um terço das iniciativas aprovadas nesta seleção. “Vemos com muita alegria esse resultado. Editais para o desenvolvimento científico regional visam estimular o fortalecimento e a abertura de novas linhas de pesquisa, por meio da atração de pesquisadores para a nossa região, proporcionando novos projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em áreas estratégicas. É uma estratégia muito valiosa na busca pela diminuição das assimetrias regionais ainda existentes nas políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Nalvo de Almeida.

O professor Rogério Rodrigues Faria, do Campus de Aquidauana, irá supervisionar dois dos novos projetos aprovados e concorda que o investimento é fundamental para as zonas de baixo desenvolvimento científico e tecnológico. Para o docente, o programa representa aos pesquisadores visitantes uma oportunidade única de se desenvolverem após o doutorado e à instituição receptora, o investimento nos laboratórios e a contribuição acadêmica de recursos humanos de ponta. “Esta é a segunda vez que nosso grupo de pesquisa ‘Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal’ recebe pesquisadores visitantes por meio de edital da Fundect e recebê-los é muito salutar. A primeira experiência foi ótima e o potencial dos projetos aprovados indica que dessa vez não será diferente. Nosso grupo de pesquisa completa cinco anos de existência em 2020 e justamente neste período de cinco anos acentuaram-se os cortes no orçamento público para Ciência e Tecnologia. A vinda desses pesquisadores, além do mérito deles que propuseram pesquisas muito bem avaliadas, também é fruto de todo um trabalho realizado aqui por pesquisadores do campus de Aquidauana e a parceria fundamental do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng)” disse.

Os pesquisadores que irão atuar sob a supervisão de Rogério são Ariadne Gonçalves, doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, e Marcos Kitaura, doutor em Ciências Biológicas e atualmente pós-doutorando em Biologia Vegetal. As pesquisas foram iniciadas agora em maio de 2020 e estão sendo desenvolvidas no momento de maneira remota. “Seguimos em reuniões e pautando ações de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas aqui no campus. Também é um momento para eles conhecerem um pouco mais da atuação do nosso grupo de pesquisa”, finalizou o professor Rogério.

Confira a lista com os pesquisadores e projetos aprovados neste link.

Texto: Ariane Comineti