Professora tem artigo reconhecido em edição que celebra 70 anos de pesquisas ecológicas no Brasil

Postado por: Joao Doarth

A ciência desenvolvida no Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) continua produzindo conhecimento com destaques nacionais e internacionais. Dessa vez, uma de suas docentes teve um artigo reconhecido na edição virtual que celebra os mais de 70 anos de pesquisas ecológicas no Brasil.

Camila Aoki, professora no Curso de Ciências Biológicas da UFMS/CPAQ, foi uma das autoras do artigo “Temporal variation in plant–pollinator networks from seasonal tropical environments: Higher specialization when resources are scarce“. O artigo foi um dos 23 trabalhos selecionados para a edição comemorativa de um importante periódico britânico.

Essa edição virtual celebra os mais de 70 anos de pesquisas ecológicas lideradas por instituições ou pesquisadores brasileiros e brasileiras nas revistas da Sociedade Ecológica Britânica (British Ecological Society; BES).

Trabalho foi reconhecido como um dos que direcionaram os rumos da ecologia no Brasil nos últimos 70 anos (clique para aumentar)

De acordo com o periódico, embora o primeiro artigo científico liderado por um pesquisador baseado no Brasil tenha sido publicado no periódico Journal of Ecology em 1948, levou-se mais de 40 anos para que o próximo manuscrito envolvendo uma instituição brasileira fosse publicado. No entanto, desde 1988, a contribuição da ciência brasileira para os periódicos do BES vem aumentando rapidamente – até o momento, já foram publicados 286 estudos envolvendo instituições brasileiras.

A participação de editores e revisores associados das instituições brasileiras também aumentou. Conforme aponta Jos Barlow, Editor Executivo do Journal of Applied Ecology, o periódico em que trabalha, por exemplo, apresenta cinco editores associados baseados no Brasil. “Em um mundo em que a ciência ecológica vem sendo dominada por instituições da Europa, América do Norte e Oceania, o Brasil tem se destacado como uma notável história de sucesso”, diz o editor.

O artigo pode ser visualizado na integra em: https://besjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1365-2745.12978.

Com informações de The Applied Ecologist’s Blog e BES Journal.