Professora Ana Graziele assume a direção do Campus de Aquidauana

Postado por: Marco Santos

A professora Ana Graziele Lourenço Toledo tomou posse ontem (28) como diretora do Campus de Aquidauana, após ter ficado em primeiro lugar na consulta à comunidade universitária e ter encabeçado a lista tríplice enviada pelo Conselho do Campus.  A cerimônia de posse foi conduzida pelo reitor Marcelo Turine, de forma presencial,  no pátio do bloco 2, seguindo todas as medidas de biossegurança.

 

 

 

 

“Ah, estou vivendo um momento muito bacana. Escolhi ser professora e estar na UFMS com o objetivo de contribuir com a transformação social que a Educação e a Ciência promovem e encontrei aqui uma Instituição que me possibilitou fazer isso, primeiro como professora e agora na direção do Cpaq. Começamos a adotar algumas rotinas que estimulam a participação dos servidores no processo decisório e que também favorecem a comunicação interna. Então o clima é de muita satisfação em poder contribuir com a UFMS e a motivação para ajudar a encontrar oportunidades para melhoria é total.”

O reitor Turine, acompanhado da vice-reitora Camila Ítavo, falou sobre a importância do Campus de Aquidauana e dos avanços que transformaram a realidade do Cpaq, agradecendo ao professor Auri Claudionei Matos Frübel, que esteve na direção do Campus nos últimos oito anos. “Conseguimos muitas realizações de forma conjunta, com uma gestão parceira e próxima, para entender as necessidades e prioridades daqui. E temos muitos outros sonhos para o fortalecimento da UFMS em Aquidauana e região, enfatizando a missão social da nossa Universidade”, afirmou.

A vice-reitora Camila Ítavo exaltou a vocação da região de Aquidauana e enfatizou os desafios referente às questões sociais, afirmativas e indígenas. “A UFMS tem um compromisso com a sociedade, de entregar profissionais que transformem a nossa realidade, e é esse o nosso entendimento sobre a presença e a influência de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, disse.

“Buscaremos desenvolver uma gestão alinhada com o planejamento estratégico da UFMS e com isso buscar novas oportunidades para o Cpaq, para a cidade de Aquidauana e nosso entorno. Queremos trabalhar com as potencialidades regionais, oferecer diferentes opções de capacitação, serviços, cultura e atendimento à comunidade. Temos um corpo de professores engajado em promover atividades de ensino, pesquisa e extensão de alta qualidade, técnicos com um nível diferenciado de qualificação e um corpo discente sedento por oportunidades, buscando na universidade uma forma de se engajarem e se tornarem mais competitivos no mercado”, afirmou a professora Ana Graziele. Ela ingressou na UFMS em 2019 no curso de Administração, em Aquidauana. É doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, na Faculdade Getúlio Vargas, mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu e bacharel em Administração pelo Centro Universitário Claretiano.

O professor Auri destacou inúmeras realizações, como a construção de outro bloco na Unidade 2 para os cursos de graduação, que garantiu melhor infraestrutura e a concentração dos curso de pós-graduação na Unidade 1. Ele também ressaltou a construção do Restaurante Universitário e do aumento do número de servidores, tanto professores, quanto técnicos, como assistente social e psicóloga. “Outra ação importante foi o estabelecimento da Licenciatura Intercultural Indígena como um curso permanente do Campus, um anseio evidente de nossas comunidades indígenas. Mais recentemente, numa parceria fundamental entre a direção do CPAQ, a Proaes, a Agetic e a Reitoria, implementamos o projeto ‘Aldeias Conectadas’, uma ação piloto que disponibiliza internet para acadêmicos indígenas em sete aldeias da região de Aquidauana, caracterizando um auxílio importante para os nossos acadêmicos indígenas, principalmente nestes tempos de pandemia”, contou.

Participaram da cerimônia os pró-reitores de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros; de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão; de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza; de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Rodrigues Macedo; e de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira.

Texto: Rose Pinheiro

Fotos: Leandro Benites

 

Compartilhe:
Veja também