“Pratas da casa”: evento reuniu egressos e acadêmicos de Administração

No dia 29 de julho, egressos do Curso de Administração da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), que têm se destacado nas áreas acadêmica e empresarial, tiveram um encontro especial com os estudantes do Curso. O evento, intitulado “Pratas da Casa”, foi idealizado pelos docentes de Administração e lotou o auditório Paulo Correa.

Inicialmente, o egresso Diego Farias Falcão, atual professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, relatou os desafios que encontrou no seu caminho e como, sabiamente, fez para contorná-los, destacando a importância do Curso de Administração para a sua formação e o seu grande interesse pela gestão de pessoas. O ex-aluno expressou as dificuldades e o aprendizado cotidiano no exercício da docência: “é uma ocupação em que sempre há novidades. A interação com docentes de outras áreas no IFMS tem contribuído grandemente para a minha atuação”, finalizou o egresso.

Já a egressa Joyce Ramos dos Santos, hoje mestranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná e residente em Curitiba, expressou as suas experiências, por meio de um vídeo, pelo qual apresentou a sua trajetória ligada ao Curso de Administração. Contou que, no início do Curso, em 2013, um contato com o empresário Artur Viana, em virtude de evento do Curso organizado pelo então docente Jeferson Almeida, proporcionou a ela a sua primeira proposta de emprego, que lhe rendeu grande experiência e favoreceu a relação entre teoria e prática. Joyce também comentou sobre o seu caminho para a vida acadêmica, que era seu sonho, e como a contribuição da Professora Daniela Philippi, por meio de pesquisas realizadas na graduação que geraram artigos apresentados em congresso nacionais e internacionais, preparam-na para o seu ingresso no mestrado: “o Curso e a UFMS são excelentes. Recomendo aos alunos que aproveitem cada momento”, disse a egressa.

Egressos se reuniram com acadêmicos para conversa sobre futuro profissional (clique para aumentar)

A empresária Laiz Mello, relatando a sua origem humilde e a sua grande perseverança, apresentou a sua trajetória, desde a vida infantil, quando já mostrava atitudes empreendedoras junto às suas irmãs mais velhas, quando as acompanhava no comércio de roupas porta-a-porta na zona rural. Hoje, Laiz é proprietária da Loja La Bella e foi uma das pioneiras a empreender em um studio de maquiagem (Stúdio Laiz Mello Makeup). Laiz contou a todos sobre os empecilhos e a luta para manter e expandir os negócios. A empresária egressa comentou sobre a sua experiência com empreendedorismo social e que, em parceria com o CRAS de Aquidauana, tem desenvolvido ações para o resgate da autoestima de mulheres que sofrem violência, por meio da beleza que a maquiagem proporciona. “Fico orgulhosa de ter concluído o Curso de Administração. A formação pela UFMS tem auxiliado diariamente nos meus empreendimentos”, disse a empresária egressa.

Já a egressa e empresária Aline Alegre da Silva inspirou a todos a terem uma vida mais saudável, apresentando o seu empreendimento “Empório do Bem Estar”, negócio pioneiro e exclusivo em alimentação saudável de Aquidauana. Aline enfatizou a importância do curso para a sua formação e atuação e, em especial, a importância de disciplinas como empreendedorismo, administração de materiais e logística e do planejamento estratégico, que segundo ela, são cruciais para o seu negócio. A egressa inspirou mais ainda a todos quando relatou a sua perseverança e crença no seu negócio, mesmo quando acometida de câncer, deixando, ao final, uma mensagem com a frase de Walt Disney “Se você consegue sonhar algo, você consegue realizá-lo”.

A coordenação do Curso de Administração agradece aos egressos pela contribuição, na expectativa de que momentos como este se repitam: “É gratificante para o corpo docente ver o quanto os ex-alunos do curso estão maduros e indo adiante em seus sonhos. Momentos como esse são de grande valia para os alunos do curso e para acompanharmos como estão os nossos egressos”, disse a Profa. Daniela Philippi.

“Para os alunos de Administração, o momento foi maravilhoso, pois lhes permitiu uma reflexão sobre as possibilidades de atuação, além da constatação sobre a importância da dedicação ao curso”, finalizou a coordenadora.