PIBID: Divulgado Edital de Seleção de Estudantes

Postado por: Marco Santos

Foi divulgado, no Boletim Oficial desta segunda-feira (3), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o edital de seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFMS. O Edital de Seleção Nº 171/2021 – PROGRAD/UFMS visa à seleção de estudantes da graduação de cursos de licenciatura da UFMS para a participação em atividades de estágio no âmbito da escola pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros docentes e a sala de aula da rede pública e fortalecê-lo por meio do comprometimento dos graduandos com o exercício do magistério na rede pública de ensino ao término de seus cursos de graduação.

Para o Campus de Aquidauana (CPAQ), há duas vagas disponíveis, sendo ambas para o Curso de Matemática, na categoria de voluntário.

Conforme o item 2.2.1 do edital, estudantes aprovados e selecionados como voluntários podem vir a atuar como substitutos de estudantes bolsistas em casos de necessidade.

A bolsa é um subsídio mensal, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com limite de doze meses e paga com recursos provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o item 2.5.2 do edital, o estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do programa sob a condição de não possuir relação de trabalho com a UFMS ou com a escola onde desenvolverá as atividades de seu subprojeto/componente curricular.

Quanto às inscrições, devem ser realizadas via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), por meio do endereço https://sigproj.ugms.br/, até o dia 5 de maio, próxima quarta-feira. A documentação necessária para a efetivação da inscrição, bem como demais informações relevantes ao processo, pode ser detalhadamente conferida no Edital de Seleção Nº 171/2021 – PROGRAD/UFMS.

Texto: Marco Santos