Pesquisa desenvolvida no PIBID-Biologia é premiada entre os melhores trabalhos do “II Simpósio do Pantanal: Fragmentação de ecossistemas”

Postado por: Thaís Lara Lacerda

Pesquisa desenvolvida no PIBID-Biologia foi reconhecida entre os melhores trabalhos com apresentação oral durante o “II Simpósio do Pantanal: Fragmentação de ecossistemas”. Intitulado “Ensino de Entomologia: uma abordagem prática e investigativa a partir da biodiversidade local”, o trabalho apresenta uma experiência desenvolvida com estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira (CEPA), em Aquidauana-MS.

O evento desenvolvido pela UFMS, campus Pantanal, ocorreu na Cidade de Corumbá entre os dias 15 e 18 de setembro. O A pesquisa foi apresentada pela acadêmica Ariadne Martinez de Rezende do Curso de Ciências Biológicas, sob orientação do professor Urielton Martins Monteiro da Escola CEPA e da professora Tatiane do Nascimento Lima da UFMS.

A pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática prática e investigativa para o ensino de Entomologia, utilizando como ponto de partida a biodiversidade encontrada no cotidiano dos próprios estudantes. Participaram da atividade 16 estudantes do Ensino Médio. A proposta proporcionou maior envolvimento dos estudantes com o ensino e contribuiu para ampliar a compreensão sobre a diversidade e a importância dos insetos. As atividades também favoreceram o desenvolvimento da pesquisa, da comunicação oral e da capacidade de relacionar os conteúdos científicos à biodiversidade presente em ambientes próximos aos estudantes.

Além dos resultados relacionados ao ensino de Entomologia, a experiência evidencia a contribuição do PIBID para a formação de futuros professores de Ciências Biológicas. Uma vez que, possibilita aos licenciandos vivenciar situações concretas do cotidiano escolar e participação do planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias didáticas.

A experiência também reforça a importância da articulação entre universidade e a escola, criando oportunidades para que conhecimentos científicos e metodologias de ensino sejam construídos e aplicados em situações reais de aprendizagem. Nesse processo, os estudantes da Educação Básica têm a oportunidade de participar de metodologias pedagógicas práticas, com foco na alfabetização científica, enquanto os bolsistas do PIBID ampliam sua experiência com a prática docente.

Texto: Tatiane do Nascimento Lima