Nesta quarta (1º), live discutirá o trabalho das mulheres na ciência em tempos de pandemia

Mais uma ação virtual do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) já está agendada. Dessa vez, o Mestrado do Campus de Aquidauana da UFMS discutirá sobre as mulheres na ciência, em atividade que integra o novo projeto “Estudos Culturais em Debate”.

Agora, o debate abordará a presença das mulheres nessa área, apontando alguns desafios e conquistas que se mostram evidentes em tempos de pandemia, tais como suas relações de trabalho e de saúde mental. As convidadas para o debate são a Profa. Dra. Helen Paola Vieira Bueno (PPGCult/CPAQ/UFMS) e a Profa. Dra. Denise Silva (pós-doutoranda do PPGCult e Presidente do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural – IPEDI). A discussão será mediada pela acadêmica mestranda do PPGCult, Taynara de Moraes.

A live será realizada nesta quarta-feira, 01 de julho, às 19h, pela página do facebook do @ppgcultufms.

Para promover a acessibilidade, o evento contará com tradução em Libras, com a intérprete do Campus de Aquidauana da UFMS, Katicilayne Roberta de Alcantara, e com o professor Bruno Roberto Nantes Araujo.

A live será aberta ao público em geral e está sendo organizada pelo Laboratório de Estudos em Diferenças e Linguagens (LEDLin) do Campus de Aquidauana da UFMS.

Sobre as palestrantes:

Helen Paola Vieira Bueno: Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Aquidauana. Professora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Estudos Culturais (PPGCult) na UFMS/CPAQ. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, Saúde Mental do Trabalhador e Escolar. Pesquisa as seguintes temáticas: psicossociologia do trabalho, estresse ocupacional, síndrome de burnout, hardiness, resiliência, qualidade de vida, satisfação no trabalho, fatores de riscos psicossociais, saúde psíquica, transtornos mentais comuns, relações trabalho-família e as relações humanas no trabalho. Pesquisadora do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador”

Denise Silva: Pós-doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e desenvolve pesquisas com as Línguas Indígenas Brasileiras, em especial com as língua Terena, falada em MS. A pesquisadora atua também como empreendedora social desenvolvendo projetos de salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial das comunidades tradicionais do Pantanal Sul (indígenas, ribeirinhos e assentados). Como presidente do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural, o IPEDI, a professora tem formado empreendedores locais para atuarem como lideranças em projetos de inovação social. Denise acredita que todos podem colaborar com a construção de um mundo melhor e usa como mantra a frase do Galeano “muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”.