Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos será realizado em novembro

Postado por: Joao Doarth

Em novembro, o Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) promoverá um importante evento na área de Geografia. O XXIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos será realizado no câmpus entre os dias 06 a 08 de novembro de 2019, em conjunto com o I Simpósio de Pós-Graduação em Geografia de Mato Grosso do Sul.

Com o tema “O Papel da Geografia no Século XXI: Perspectivas e Desafios“, o evento propõe debater a ciência Geográfica que, através de seus instrumentos de investigação do espaço, analisa questões que envolvem a pobreza, as alterações ambientais, as desigualdades regionais, os problemas agrários e urbanos e o ensino. São questões que se manifestam em múltiplas escalas, vistas a partir do lugar, da paisagem e do território, suscitando teorias e métodos diversos. São questionamentos de toda ordem, e instigam a pensar as perspectivas e desafios da Geografia e do Geógrafo. O evento contará com conferências, mesas-redondas, atividades culturais e grupos de trabalho, no qual serão apresentados trabalhos completos na modalidade oral, além de pôster.

O envio de trabalhos completos deve ser feito até o dia 15 de setembro. Os trabalhos aceitos serão divulgados até o dia 8 de outubro. O evento receberá produções científicas oriundas de pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores, dentre outros. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento, sendo que destes serão selecionadas doze pesquisas (duas de cada GT) para publicação em edição especial da Revista Pantaneira.

O evento contará com dois eixos, compostos por seis grupos de trabalho:

Eixo 1 – Dinâmicas Natural e Análise Socioambiental

  • GT 1 – Geotecnologias, Cartografia, Dinâmicas Naturais e Questões Ambientais
  • GT 2 – Processos e dinâmicas da paisagem, Geodiversidade e conservação
  • GT 3 – Política, Planejamento, Meio Ambiente e Turismo

Eixo 2: Espaço, Ensino e Representação

  • GT 4 – Geografia, Ensino e Saúde
  • GT 5 – Dinâmicas Territoriais e socioambientais dos Espaços Urbanos e Rurais
  • GT 7 – Geopolítica, Geografia Política, Geografia Econômica e Geografia Cultural

Em breve, serão divulgados os detalhes sobre a inscrição nos eventos. Aguarde!

Os eventos estão sendo organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do CPAQ, juntamente com os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia do câmpus e com a Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB/Aquidauana. O evento será aberto para as comunidades interna e externa, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica e profissionais da área de Geografia.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a comissão organizadora do evento, pelo e-mail comissaoensul2019@gmail.com.

Confira abaixo mais informações na 1ª Circular do evento:

Download (DOCX, 570KB)