Em palestra online, saúde e qualidade de vida foram discutidas pelo projeto Olhar 90

Na primeira ação do ano, o projeto Olhar 90, do curso de Matemática do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS, promoveu uma palestra online. Devido à atual conjuntura de distanciamento e isolamento social, a ação foi realizada a distância por meio do Google Meet, na última segunda-feira, 4 de abril.

Em 2019, o projeto já havia realizado diversas atividades, tais como uma discussão sobre o filme “Estrelas além do tempo”, uma palestra sobre relacionamento abusivo, discussões sobre solução de conflitos e meios de inclusão e sobre as diferentes perspectivas sobre a surdez, entre outros.

Já em 2020, o primeiro convidado a palestrar foi o profissional Lucas Lopes Paniago, graduado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (2008), com especialização em Treinamento Funcional pela Universidade Gama Filho (2011) e atual gerente administrativo do Sesc Aquidauana.

Palestra teve boa participação da comunidade acadêmica (clique para aumentar)

Lucas, que possui experiência na área de Educação Física, atua principalmente nos temas de biomecânica, cinesiologia, fisiologia do exercício, treinamento funcional e saúde. Ele ministrou a palestra “Saúde, qualidade de vida, emagrecimento e utilização dos índices IMC e ICQ como ferramentas pedagógicas no ensino da matemática”.

Segundo a Profa. Juliana Alves de Souza, coordenadora do projeto, o replanejamento das ações do projeto deu certo. “Antes de iniciar o período de suspensão das atividades presenciais, a programação semestral do projeto Olhar 90 estava pronta. Quando houve a suspensão, suspendemos também as ações que havíamos planejado. Mas com o passar do tempo, o corpo docente discutiu a possibilidade de realizá-las por meio de TICs. E deu certo”.

Na primeira ação de 2020, projeto recebeu profissional do Sesc Aquidauana (clique para aumentar)

“Nesta primeira ação por videoconferência, houve a participação de todos os professores do curso e de uma quantidade razoável de alunos. Abrimos para um bate-papo ao final da palestra, e professores e alunos esclareceram suas dúvidas relacionadas à saúde e à qualidade de vida”, contou a docente.

Juliana também analisa positivamente o andamento do projeto, principalmente pelas amplas oportunidades que tem oferecido. “O projeto vem cumprindo com seu objetivo de proporcionar momentos para complementar a formação dos estudantes, oportunizando formação mais ampla e humana, de modo a possibilitar o desenvolvimento dos participantes nos âmbitos pessoal, social e acadêmico”, avaliou a professora.

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.