Curso Saberes e Sabores da Rota Pantanal Sul e Bonito

Postado por: Marco Santos

No período de 23 a 30 de abril, está sendo realizado o curso “SABERES E SABORES DA ROTA PANTANAL SUL E BONITO”, que representa um projeto piloto, resultado do documento Programa de Qualificação em Turismo da região Pantanal Sul e Bonito, elaborado pelos pesquisadores da base territorial de Mato Grosso do Sul, e que integra o projeto macro denominado “PESQUISA APLICADA: CONCEPÇÃO DE REFERENCIAIS METODOLÓGICOS PARA OS PLANOS TERRITORIAIS, PROGRAMAS E PROJETOS DE QUALIFICAÇÃO NO TURISMO NACIONAL”, com a coordenação nacional liderada pela Universidade de Brasília – UnB, por meio do Centro de Excelência em Turismo – CET e de seu Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas em Turismo – NPPT, juntamente com o convênio firmado com o Ministério do Turismo (MTur).

A pesquisa tem como objeto a proposição de referenciais metodológicos para a implantação do Plano Nacional de Qualificação em Turismo (MTur, 2018), na base territorial – local e regional –, qualificando trabalhadores e gestores do processo de planejamento territorial, no âmbito da atividade turística, garantindo que os princípios, premissas e proposições expressos na Política Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT) sejam atingidos e concretizados.

Dessa forma, na perspectiva de propiciar a qualificação profissional em Turismo, tendo como base territorial os estados brasileiros, de acordo com as necessidades de desenvolvimento sustentável das localidades, visando à geração e inserção de trabalho e renda como possibilitador da formação de carreiras e consequente aumento da qualidade de vidas de nossas comunidades, foram contempladas para a segunda fase do projeto 22 Rotas Turísticas Estratégicas, incluindo, na base territorial de Mato Grosso do Sul, a Rota Pantanal Sul e Bonito – compreendendo um universo de 7 municípios contemplados, sendo eles: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Jardim e Miranda.

Na base territorial de Mato Grosso do Sul, o projeto é liderado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a coordenação do Prof. Dr. Milton Augusto Pasquoto Mariani, da Escola de Administração e Negócios ESAN, juntamente com a seguinte equipe técnica: Profª.. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello, do Campus de Aquidauana; Prof. Dr. Dyego de Oliveira Arruda, egresso da UFMS e professor do CEFET/RJ, e da Profa. Ma. Carla Cristina de Souza, egressa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS, que atua como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável do Centro Oeste (IBISS-CO).

O curso contemplou 35 vagas, distribuídas entre os atores das Organizações da Sociedade Civil (OSC), trabalhadores em turismo, representantes de sindicatos e associações de classe, gestores públicos, empreendedores, professores e alunos de cursos técnicos e de graduação em Turismo dos municípios envolvidos na Rota Pantanal Sul e Bonito.