Inscrições abertas para curso sobre pesquisa científica quantitativa; participe

Postado por: Joao Doarth

Estão abertas as inscrições para participação no curso “Estudo dos métodos quantitativos: ANOVA e regressão linear”. Este curso representa o 2º módulo do projeto de extensão “Métodos avançados às pesquisas qualitativas e quantitativas” e a participação é gratuita.

O atividade acontecerá no dia 24 de setembro de 2019, das 8h às 11h (sala de aula B13) e das 13h30 às 17h (Laboratório de Informática) na UFMS, Campus de Aquidauana (CPAQ), unidade II, bloco B.

A ação tem como objetivo apresentar ao público pesquisador o uso de métodos de pesquisa científica avançados, bem como despertar em profissionais diversos o interesse em se aproximar do ambiente e da dinâmica do cotidiano científico, de forma harmônica e livre de mistificações, possibilitando maior interesse na busca por qualificação profissional, sobretudo a partir da inserção em programas de pós-graduação stricto e/ou lato sensu.

público-alvo da ação é o seguinte:

  • Docentes;
  • Acadêmicos de pós-graduação em exercício e/ou finalizados;
  • Acadêmicos de graduação da UFMS e de outras Instituições.
  • Diretores, professores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino municipal e estadual;
  • Outros profissionais que já tenham contato com pesquisas científicas.

Para este segundo módulo, a atividade será conduzida pelos pesquisadores e docentes do CPAQ: Profa. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo, Profa. Dra. Gercina Gonçalves da Silva e Prof. Me. João Bosco de Moura Filho.

Os interessados em participar devem encaminhar, para o endereço de e-mail patricia.zaczuk@ufms.br, os seguintes dados para a efetivação da inscrição:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • E-mail e número de celular;
  • Curso e/ou profissão.

Será emitido certificado ao final dos módulos previstos. Dessa forma, o interessado poderá participar em somente um ou em todos os módulos do projeto, que serão ofertados durante o segundo semestre de 2019.

Esclarecimentos podem ser obtidos com a Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, pelo e-mail: patricia.zaczuk@ufms.br.

Sobre os métodos:

ANOVA (ou análise de variância): compara as médias de dois grupos distintos, com a finalidade de identificar o efeito de uma variável sobre um conjunto de observações.

REGRESSÃO LINEAR SIMPLES: é uma técnica preditiva que consegue definir a capacidade que uma variável independente possui em determinar uma variável dependente, ou seja, identifica a existência e força de uma relação linear entre uma causa e um efeito.

Ambas as técnicas podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento.

Sobre o projeto

O projeto, em formato de curso, tem o objetivo de contemplar, em diferentes módulos, um panorama e situação atual das pesquisas inseridas nas grandes área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar), a partir da apresentação e aprofundamento de alguns métodos e ferramentas avançadas (de caráter quantitativo e qualitativo), que alimentam os debates acadêmicos acerca de metodologias de investigação nas pesquisas científicas. Além disso, integrados aos módulos, os proponentes apresentarão, dentro de seus espaços de experiência na carreira científica, os avanços e as transformações da ciência na contemporaneidade, trazendo destaques das mudanças ocorridas e dicas que envolvem o universo dos periódicos científicos e da escrita científica.

Participem dos módulos e sintam como o ambiente científico é atrativo e ao mesmo tempo desafiador. As pesquisas assumem o papel principal como mediadoras da democratização e socialização da ciência para a sociedade e, para alcançar possíveis resultados e/ou alternativas a novos contextos de pesquisas, é preciso utilizar métodos para explicação de fenômenos.