Campanha Eu respeito promoveu Workshop de Libras e palestra sobre surdez no CPAQ

Postado por: Joao Doarth

Com o objetivo de discutir a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a acessibilidade dos surdos, o Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), por meio de sua Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (SECAE), realizou duas dinâmicas atividades com sua comunidade: um workshop de Libras e uma palestra sobre a realidade do surdo no Brasil!

As atividades foram realizadas na última segunda-feira (18/06), nas dependências do CPAQ, e fizeram parte da campanha “Eu respeito – UFMS” do mês de junho  (veja as fotos aqui).

Veja um vídeo com os destaques (highlights) do evento: https://www.youtube.com/watch?v=dxCkGVqIakg&feature=youtu.be

Das 16h às 18h, no auditório Paulo Correa de Oliveira, a Intérprete de Libras Katicilayne Roberta de Alcantara, que é servidora do Campus (lotada na SECAE), ministrou o Workshop de Libras. O envolvimento da comunidade foi notório, principalmente pelo aprendizado prático proporcionado durante a atividade.

Atividades práticas envolveram a comunidade acadêmica! (Clique na foto para aumentar)

Às 19h, no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, uma impactante palestra foi ministrada pelo Professor de Libras André Abi Rios, do Centro de Formação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/COPESP/SED/MS). A palestra “Ser surdo – desmistificando a surdez através de experiências” foi especialmente significativa para a comunidade do CPAQ: além de ser ministrada pelo professor André, que é surdo e trouxe suas experiências de vida pelo país, a palestra também foi integralmente apresentada pelo professor por meio da Libras, contando com o auxílio da Intérprete Katicilayne (que reproduziu oralmente a palestra).

A servidora Katicilayne Roberta de Alcantara, que coordenou o projeto, avaliou positivamente o evento: “avaliamos positivamente. Conseguimos atingir os objetivos do projeto, principalmente o de mostrar a importância da Libras no contexto social e ajudar na acessibilidade dos surdos”.

Por sua vez, o professor André destacou a importância da discussão sobre a surdez na sociedade: “Fiquei muito feliz em ser convidado para participar do evento, contando sobre minhas dificuldades e barreiras vencidas. Precisamos despertar o interesse de toda a sociedade para a importância do aprendizado da Libras”.

O CPAQ parabeniza os organizadores, palestrantes e participantes do workshop e da palestra, tanto pela qualidade das ações realizadas quanto pelo envolvimento demonstrado!

Confira as fotos do workshop e da palestra, clique aqui (álbum).