Atividade de mapeamento colaborativo recebe prêmio por participação feminina

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

A atividade de mapeamento colaborativo realizada no Laboratório de Geoprocessamento recebeu um Prêmio pela Participação Feminina. Trata-se de um reconhecimento por se “comprometer a realizar uma visão de uma comunidade de mapeamento inclusiva e envolver a maioria (mais de 50%) de estudantes mapeadoras, por meio de associação e liderança, em seus capítulos YouthMappers e contribuindo para o enriquecimento da universidade bem como da comunidade local”.

Nos capítulos YouthMappers, como o YouthMappers Pantanal desenvolvido no Campus, as alunas e seu orientador docente, Prof. Dr. Emerson Figueiredo Leite, compõem um consórcio internacional de universidades sobre mapeamento para resiliência, para criar e usar dados geográficos abertos que possam ser aplicados em soluções a problemas locais.

Conforme o YouthMappers, “o consórcio apoia os esforços universitários para oferecer experiências de aprendizado global significativas, construir uma cidadania socialmente engajada, aprimorar a capacidade científica de longo prazo em todo o mundo e promover a liderança jovem”.

Participaram das atividades realizadas no período de 2020-2021 as acadêmicas Adriana Bilar Charquime dos Santos, Ana Flávia Gomes Fernandes Fontes, Edwina Santos Costa (Líder do Capítulo), Eveline Terra Bezerra e Polyana Pinheiro Garcia Santos Ferreira. Todas cursando graduação e/ou mestrado em Geografia no Campus de Aquidauana.

A atividade desenvolvida consistiu no mapeamento de árvores no ambiente urbano de Aquidauana-MS para aplicação de índices de arborização. Utilizando a plataforma de mapeamento colaborativo OpenStreetMaps, as acadêmicas desenvolveram o mapeamento de aproximadamente 2000 árvores. A atividade está em processo de reorganização no ano de 2023 e será retomada para o mapeamento total da área urbana.

Texto: Emerson Leite