Artesanato indígena foi tema de oficina promovida pelo Turismo

Estudantes do Curso de Turismo da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), promoveram uma tarde educativa, divertida e com muito aprendizado! A oficina desenvolvida teve como tema o artesanato indígena e foi realizada no dia 17 de junho.

Organizada por estudantes indígenas e não indígenas do 3º semestre do curso, a atividade teve foco cultural e lúdico e contou com a participação de alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Erso Gomes. A ação foi uma das atividades avaliativas da disciplina de Gestão do Lazer e Entretenimento, ministrada pela Profa. Patrícia Zaczuk Bassinello. A disciplina prevê a elaboração e execução, pelos alunos, de uma prática de lazer em um espaço público do município.

Participantes aprenderam na prática sobre o artesanato indígena (clique para aumentar)

Com o intuito de envolver e levar conhecimento sobre o turismo para as novas gerações, o artesanato foi escolhido pelo grupo por causa da possibilidade de diálogo e aproximação com as crianças, já que se trata de um instrumento de compreensão e materialização da cultura; no caso proposto, a cultura indígena.

Os alunos convidados manusearam a argila, o bambu e as sementes de pau-brasil, simulando a confecção de alguns dos artesanatos ofertados pelos indígenas aos turistas, tais como: vasos, travessas (feitas com a argila), recipientes para a caminhada/trilha (pintura no bambu) e os colares e pulseiras (feitos com a semente do pau-brasil).

Segundo a Profa. Patrícia, foi importante estabelecer relações entre a educação e a cultura, principalmente envolvendo crianças na reflexão sobre o tema: “ao estabelecer relações entre a criança, a educação e a cultura, buscamos os caminhos possíveis de aproximação do lazer com suas ricas relações da experiência cultural, por meio de uma maneira singular de brincar com elas”.

A UFMS agradece a Escola Municipal Erso Gomes pela parceria nessa ação, especialmente sua Direção, Coordenação e Professores.

Confira aqui algumas fotos da oficina.