Alunos de Administração do CPAQ defenderam suas pesquisas de TCC com êxito.

Postado por: Rafael Melcher
Na semana passada alunos do Curso de Administração defenderam seus TCCs na forma de artigo ou TGF (TCC tradicional) para as bancas previamente compostas.
Os assuntos e temas de pesquisa variaram bastante, mas com maior concentração em gestão sócio-ambiental, gestão de pessoas e inovação. Todas as defesas ocorreram no Auditório Paulo Correa de Oliveira (unidade II do CPAQ), local tradicionalmente utilizado para as defesas do Curso.
No dia 04 de dezembro (segunda-feira), a acadêmica Renata Freitas dos Santos defendeu o seu TCC (TGF), intitulado “Desafios e Perspectivas na Gestão de Resíduos Sólidos em Aquidauana – MS”, sendo a sua banca avaliadora composta pelos Profs. Dra. Daniela Althoff Philippi (Presidente), Dra. Lilliane Renata Defante e Me. Mário Ney Rodrigues Salvador. No mesmo dia, a acadêmica Keilla Cardoso Bittencour defendeu o TCC (TGF), intitulado “Trabalhadores de Resíduos sólidos (catadores) de Aquidauana-MS: como está a sua QVT?”,  tendo como banca avaliadora os Profs. Dra. Daniela Althoff Philippi (Presidente), Dra. Gercina Gonçalves da Silva e Me. Mário Ney Rodrigues Salvador.
No dia 06 de dezembro foi a vez do acadêmico Luiz Roberto Pereira Alves defender o seu TCC (artigo), intitulado “Inovação e sustentabilidade da Farinha de Bocaiuva: estudo em Aquidauana-MS”, para a banca avaliadora os Profs. Dra. Daniela Althoff Philippi (Presidente), Dr. Flávio Aristone (da UFMS de Campo Grande e idealizador do importante e premiado Projeto “Bocaiuva: Palmeira da Paz”, que inspirou o acadêmico a pesquisar o tema pelo viés da sustentabilidade), e o Prof. Me. Marcus Osório da Silva (IFMS). No mesmo dia, também na temática de inovações sustentáveis, a acadêmica Loriane de Souza Gomes defendeu o seu TCC (artigo), intitulado “Características sustentáveis de inovações da carne e do couro de jacaré: estudo de caso na Caimasul”, empresa corumbaense, e que teve como banca avaliadora os Profs. Dra. Daniela Althoff Philippi (Presidente), Dra. Gercina Gonçalves da Silva e Me. Marcus Osório da Silva (IFMS).
Já no dia 07 de dezembro, os trabalhos se concentraram em gestão de pessoas:  a acadêmica Márcia Maria Silva Alencar Benitez defendeu o seu TCC (TGF), intitulado “A Relevância das ações de treinamento na SANESUL Unidade de Aquidauana – MS”, que teve como banca avaliadora os Profs. Ma. Marly Fonseca Nunes (Presidente), Dr. Alisson Maxwell Ferreira de Andrade e Dra. Daniela Althoff Philippi. Em seguida, o acadêmico Diego Farias Falcão defendeu o seu TCC (artigo), intitulado “A aplicabilidade da rotação de pessoal como estratégia de aprendizagem organizacional: um estudo de caso no IFMS – CAMPUS AQUIDAUANA”, que teve como banca avaliadora os Profs. Ma. Marly Fonseca Nunes (Presidente), Dr. Alisson Maxwell Ferreira de Andrade e Dra. Gercina Gonçalves da Silva.
Todos responderam com segurança as arguições das bancas e foram aprovados na apresentação. Conforme a ata lida pelas respectivas orientadoras, os acadêmicos, contudo, devem aprimorar seus trabalhos, considerando as observações da banca, devendo entregar a versão final, conforme cronograma previamente estabelecido até o dia 18 de dezembro para A efetiva aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.
A cada ano, constata-se maior qualidade dos trabalhos apresentados, buscando sempre temas e estudos teórico-empíricos em organizações da região. O Curso de Administração agradece às organizações locais e aos participantes das pesquisas por disponibilizarem dados para a realização das pesquisas, tão importantes na formação dos futuros administradores e espera que os resultados possam lhe ser úteis, bem como haja a possibilidade da sua divulgação por meio de publicação em anais de eventos científicos e periódicos e até mesmo utilizando-se de outros veículos, como já fez o acadêmico Luiz Roberto, com o relato dos resultados da sua pesquisa a ouvintes de duas rádios de Aquidauana (América FM e Difusora).
O Curso de Administração, nas pessoas da Prof. Dra. Daniela A. Philippi e do acadêmico Luiz Roberto Pereira Alves, agradece imensamente a Telma Nantes de Matos, Vice-presidente da Diretoria geral do Instituto Sul Mato Grossense para cegos Florisvaldo Vargas. Campo Grande -MS (ISMAC) pela confecção do “convite em braile” para a apresentação de TCC do acadêmico entregue ao Coordenador da Produção de Farinha de Bocaiuva em Aquidauana, Sr. Lourival dos Santos, deficiente visual e pessoa de grande admiração e potencial. Agradecimentos extensivos ao Prof. Bruno Nantes que propiciou a nossa comunicação com a Vice-presidente do ISMAC.
PARABÉNS AOS ACADÊMICOS PELAS SUAS BRILHANTES DEFESAS E EMPENHO E AOS ORIENTADORES E BANCAS PELA DEDICAÇÃO!
Visualize nossa galeria de fotos: