Acadêmicos do Curso de Turismo visitaram a Aldeia Buritizinho, em Aquidauana/MS

Na última terça-feira (24/10), a turma do 2° semestre do Curso de Turismo da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) participou de uma aula de campo na aldeia buritizinho, no município de Aquidauana/MS.

A visita à aldeia teve como objetivo possibilitar, especialmente aos acadêmicos do curso, uma primeira aproximação com a comunidade indígena, a fim de conhecer a língua, a etnia terena, os costumes, tradições, seu patrimônio, as atividades desenvolvidas por este povo e seu cotidiano, proporcionando, nesse compartilhamento de vivências e de interação, um exercício de aprofundamento de estudo posterior dessa cultura e seus desdobramentos no campo de pesquisa do Turismo.

A viagem, que compreendeu uma proposta de enriquecimento formativo e incorporação pelos alunos de algumas discussões sobre segmentação turística, propiciadas pela disciplina Modalidades e Tipos de Turismo, contou com a supervisão da profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinelo e com a colaboração do professor Dr. Eros Salinas, atualmente desenvolvendo uma pesquisa de pós-doutoramento na UFMS, Câmpus de Aquidauana.

Acadêmicos e professores do CPAQ tiveram muita interação na Aldeia Buritizinho

De acordo com os docentes, a experiência na aldeia, inovadora no curso, despertou o interesse pela comunidade indígena e pelos alunos em compreender o turismo indígena como uma modalidade de turismo existente e possível de ser trabalhado enquanto segmento de produto turístico para a região de Aquidauana e do Pantanal, entendendo que, no curso, tem-se alguns alunos pertencentes a essa comunidade e estão abertos e interessados em contribuições acadêmicas e científicas dessa natureza, assim como discussões acerca dos direitos dos indígenas e da diversidade cultural.

De acordo com a professora Patrícia, o roteiro da aula de campo foi empolgante: “dentre o roteiro de atividades realizadas, primeiramente fomos recepcionados com deliciosos sucos feito com as frutas plantadas na aldeia; em seguida o grupo fez uma trilha para conhecer algumas pinturas rupestres como também se encantar com as formações geográficas daquela região”.

Após isso, os alunos ainda vivenciaram diversos momentos importantes em sua formação: “conhecemos a música, história, artesanato e alguns saberes medicinais desse povo num bate papo muito gostoso com as lideranças da aldeia […] Em seguida, fomos abraçados com um delicioso e rico almoço preparado e decorado pelas índias. E, para finalizar, o grupo foi se refrescar em um córrego próximo à aldeia, levando de volta para casa o famoso Hî Hî, receita indígena feita com mandioca e preparado na folha de bananeira”, finalizou a docente.

Os participantes da aula de campo ressaltaram uma característica diferenciada dessa experiência: que a marca desse povo é a sua hospitalidade, acolhimento e espírito de humanidade presentes em seu Ser.

Para visualizar o álbum de fotos da visita técnica, clique aqui.