Acadêmicos do Curso de Administração participaram do II GEOTUR

Entre os dias 30/10 a 01/11, foi realizado II GEOTUR, evento promovido pelos cursos de Graduação de Geografia e Turismo e pelo Mestrado em Geografia da UFMS – Câmpus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).

O evento proporcionou diversas atividades, dentre elas a possibilidade de submissão de resumos de pesquisas e apresentação em Banner.

O acadêmico Bruno Matos Porto, do Curso de Administração, apresentou o resumo da pesquisa “Aplicação da Análise SWOT como subsídio ao Planejamento Estratégico de ações para o desenvolvimento local de Anastácio, MS”, que, com a co-autoria da mestranda em Geografia Vanessa Aline Wagner Leite e da Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi, consistiu na aplicação da análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, and threats), tradicionalmente adotada em organizações, na gestão pública e municipal de Anastácio, indicando ações relevantes para o desenvolvimento regional a serem incluídas num planejamento estratégico do município.

Acadêmico Bruno Matos Porto no II GEOTUR (Clique na foto para aumentar)

O acadêmico Luiz Roberto Pereira Alves apresentou banner sobre a parte inicial – exploratória – do seu trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Administração, orientado pela Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi, que tem se dedicado a pesquisas nas linhas de inovações sustentáveis e cooperação tecnológica a partir de universidades. O banner com o título “Produção de farinha de bocaiuva em Aquidauana–MS: produção sustentável?” apresentou pesquisa cujo objetivo é descrever as características sustentáveis da produção de farinha de bocaiuva em Aquidauana, especialmente dos produtores vinculados à Casa do Artesão.

• A bocaiuva, típica do cerrado, é nativa e abundante na região e a produção da sua farinha em Aquidauana foi impulsionada pelo Projeto de autoria do Professor Dr. Flávio Aristone (UFMS), intitulado “Bocaiuva: a Palmeira da Paz”.

Luiz Roberto e Prof. Dr. Flávio Aristone, idealizador do Projeto Bocaiuva – A palmeira da paz (Clique na foto para aumentar)

O Banner de Luiz Roberto e da Prof. Daniela foi premiado no evento, ficando colocado em terceiro lugar no eixo temático “Problemática socioambiental urbana e rural”. Os alunos que apresentaram as pesquisas também participaram de outras atividades do GEOTUR, como oficinas e palestras, e mencionaram a importância da interdisciplinaridade do evento e a contribuição dos Professores organizadores, que, na exposição dos banners, fizeram suas avaliações e teceram excelentes recomendações para a continuidade das suas pesquisas.

Acadêmico Luiz Roberto e Professora Patricia Bassinello do Curso de Turismo  (Clique na foto para aumentar)

A acadêmica Juliana Pereira de Souza da Costa também participou de diversas atividades do GEOTUR, incluindo uma visita técnica no município de Jardim (MS). Juliana relatou muita satisfação com a visita: “proporcionou conhecer mais sobre a história regional, especialmente no que se refere à Retirada de Laguna”. A acadêmica Helena Pereira Fialho de Goés participou do evento inteiro, além da ida a Jardim, empenhando-se, inclusive, no apoio à organização do mesmo.

O banner de Luiz Roberto foi ainda apresentado pelo acadêmico no I Festival de Bocaiuva de Aquidauana, que contou com a organização do Projeto AquiProduz, na Praça dos Estudantes. A participação do acadêmico permitiu a sua interação e a exposição dos resultados iniciais da pesquisa aos produtores locais e de outras regiões do estado, ao Professor Dr. Flávio Aristone – que esteve presente no evento – e à Prefeitura Municipal de Aquidauana.

O Curso de Administração parabeniza os organizadores do II GEOTUR pela realização do evento e os participantes do Curso de Administração pelo empenho demonstrado!