Acadêmicos de Turismo lançam Podcast

Como encerramento das atividades curriculares e avaliativas da disciplina Seminários Interdisciplinares de Estudos e Pesquisas, do 8º semestre do curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), os acadêmicos Alexsander Silva Arguelo e Ana Beatriz Almeida Carneiro Leal lançaram o “Mirim Podcast Turismo“, orientados pela docente responsável da disciplina, Profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello.

O Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações e entreter. Neste caso, o podcast criado pelos alunos tem como foco de conteúdo todo o universo que envolve o Turismo, tratando diversificados temas, desde dicas de viagens e relatos de experiências, até dedicar um espaço para tratar de temas científicos como projetos e pesquisas na área, entrevistas com profissionais e pesquisadores, compartilhamento de programas educacionais, políticas públicas, entre outros.

Fruto de uma rica discussão sobre o campo de relações existentes entre a Tecnologia e o Turismo, mediados pelo viés do princípio da interdisciplinaridade, os estudos e pesquisas trazidos nas aulas desmembraram no interesse do grupo em ousar e criar este podcast de turismo, inédito no estado de Mato Grosso do Sul e que tem o intuito inicial de postar um episódio por semana.

Somado ao episódio da introdução, que conta um pouco de como se deu o surgimento da criação do podcast, este já conta com três episódios disponíveis para acesso do público. O primeiro episódio – DICAS DE VIAGEM – conta com algumas dicas e procedimentos úteis para o viajante providenciar o passaporte, o visto e também algumas vacinas importantes que o turista deve tomar antes de viajar para o exterior. Já o segundo episódio – Entrevista ASSIST CARD –  conta com uma entrevista abrangendo o tema Tecnologia e Turismo e as perspectivas e desafios para o profissional e estudante da área de Turismo. A entrevista, mediada pela docente da disciplina, teve como convidado o profissional Alexandre Camargo, que há mais de 25 anos atua no ramo do segmento turístico e há dois anos segue a frente como country manager da Assist Card Brasil, empresa líder no Brasil em assistência de viagem.

O terceiro episódio – CHILE – conta com algumas dicas sobre passeios em vinícolas do Chile e um relato de experiência da bailarina Ana Paula Lima, que também cursa Educação Física na Universidade Positivo da cidade de Curitiba/PR e que fez uma viagem a estudo no Chile em 2017.

Para acessar o Mirim Podcast Turismo basta clicar no link https://soundcloud.com/podcast-turismo e se inscrever no canal do podcast para conferir os áudios disponíveis e os links de consulta de cada episódio.

Os acadêmicos ou servidores do CPAQ/UFMS, IFMS campus Aquidauana e UEMS campus de Aquidauana que tiverem interesse em compor a equipe de manutenção e execução do podcast poderão entrar em contato com o acadêmico Alexsander, pelo e-mail contato.arguelo@gmail.com.