Diversidade, Equidade e Ensino de História – Coletânea apresenta trabalhos inéditos com a participação do CPAQ

Postado por: MARIA EDUARDA SOUZA AIVI

A publicação que reúne trabalhos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória – Rede Nacional) e que contemplou pesquisadores/as das 5 regiões do Brasil é lançada em 2024 com o objetivo de compartilhar os estudos produzidos a partir destas temáticas no país.

A Coletânea foi organizada por cinco mulheres das 5 regiões do país, está disponível em formato digital e a publicação ocorreu em função do apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o trabalho coletivo que começou a se desenvolver ainda no ano de 2021.

A Profa. Ana Paula Squinelo integrou a organização da coletânea que ainda contou com a participação das professoras Angela Ribeiro Ferreira (Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Região Sul). Elaine Lourenço (Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, Região Sudeste),  Fábia Barbosa (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, UNILAB, Região Nordeste e Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, Região Sudeste) e Vera Caixeta (Universidade Federal do Norte do Tocantins, UFNT, Região Norte).

“Um mapeamento na base do Profhistória aliado a consultas a vários/as colegas professores/as do ProfHistória selecionou as pesquisas de cada região a serem publicadas e que se articulavam com a proposta da obra”, conta a Profa. Squinelo.

O e-book está disponível para download em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741220