Vídeo: treinamentos melhoram a produção científica de acadêmicos

Elencada como uma das maiores dificuldades na graduação, a escrita de monografias e textos científicos normalmente exige do estudante conhecimentos específicos, tanto no conteúdo como nos aspectos formais do trabalho. Vocabulário inadequado, repetição de palavras, uso equivocado de verbos e todas as incertezas na aplicação das Normas da ABNT  são apenas algumas situações geralmente vivenciadas pelos acadêmicos.

Reconhecendo tais dificuldades, os servidores da Biblioteca do Câmpus de Aquidauana da UFMS resolveram incrementar o curso básico oferecido pelo setor. Tradicionalmente, um treinamento sobre o sistema de empréstimo de livros era oferecido pela Biblioteca do câmpus; no entanto, após a identificação de dificuldades emergentes na vida dos graduandos, o treinamento se reestruturou.

Agora, além de oferecer o treinamento básico para empréstimo de livros, são tratados temas como: acesso à base de dados da UFMS, métodos de busca de pesquisas científicas produzidas no país, prevenção ao plágio e Normas da ABNT. Assuntos gerais, que interessam a todos os acadêmicos, fazem parte do treinamento; e assuntos específicos, como a evolução das TICs, também podem ser trabalhados, a partir do diálogo dos servidores da Biblioteca com o docente responsável pela disciplina.

Em março, estudantes de Pedagogia, Administração, Geografia e do Mestrado em Geografia participaram do treino. Em abril, foi a vez dos acadêmicos de Ciências Biológicas, seguidos por mais uma turma de Pedagogia, que esteve presente na última quinta-feira (11/04), sob supervisão de sua docente, Janete Rosa da Fonseca (confira aqui as fotos).

#PesquisaCPAQ de abril traz entrevista sobre treinamento de produção científica no câmpus:

A servidora técnico-administrativa Ercília Mendes Ferreira, responsável por elaborar e ministrar os treinamentos, foi a entrevistada do #PesquisaCPAQ de abril. Ela afirma que os treinamentos surgiram a partir de necessidades, tanto da Biblioteca como dos acadêmicos:

“A ideia dos treinamentos surgiu por conta de algumas necessidades do funcionamento da Biblioteca. As estantes ficavam bagunçadas por conta de um determinado curso, então com o tempo procuramos a Coordenação para resolver o problema. Foi quando surgiu a ideia de o curso vir para a Biblioteca para ensinar os acadêmicos a acessar o sistema e procurar o livro. Dessa forma, os treinamentos começaram a ser desenvolvidos com outras turmas”.

Segundo a servidora, a ideia de incrementar o treinamento foi fruto de uma observação sobre as dificuldades encontradas pelos acadêmicos:

“Com o passar do tempo, fomos pontuando algumas necessidades que os acadêmicos tinham, principalmente de falhas com relação à escrita. Eles reclamavam muito que não conseguiam identificar o verbo correto para escrever o texto científico, e como ele ia passar pelo desenvolvimento e chegar à conclusão”.

Ercília também relata que o diálogo com o docente responsável pela disciplina é fundamental para que os conteúdos mais adequados sejam selecionados e trabalhados:

“Fazíamos então um feedback com os professores sobre as dificuldades que eles tinham com a turma e fomos inserindo mais conteúdo, até que chegamos à questão da metodologia científica realmente: a escrita acadêmica, onde busco minha fonte, de que forma vou citar no meu texto, como vou usar determinado verbo ou iniciar determinado parágrafo. Nós fazemos esse trabalho nos treinamentos e indicamos livros, visando à forma correta de se escrever um texto científico”.

Por fim, a servidora convida os acadêmicos a comparecer à Biblioteca e buscar orientação em sua vida acadêmica:

“O convite é estendido a estudantes de todos os cursos e disciplinas, não somente das disciplinas de metodologia científica, pois sempre direcionamos as orientações à disciplina que está sendo atendida no momento. A Biblioteca está aberta das 7h às 11h, retornando das 13h às 22h, sem interrupção. O agendamento é feito em qualquer horário. Estamos disponíveis para atender a comunidade acadêmica e ficaremos muito satisfeitos de receber os estudantes na Biblioteca”.

O contato com a Biblioteca pode ser feito pessoalmente, na unidade II, bloco A. Também é possível entrar em contato via telefone, pelo número (67) 3241-0430, ou por e-mail, pelo endereço biblioteca.cpaq@ufms.br.