2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ superou as expectativas

Na noite da última quinta-feira, 14 de Junho de 2018, realizou-se, no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, Unidade I da UFMS – Campus de Aquidauana  (CPAQ), a 2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ.

O evento, promovido pelo Curso de Letras – Licenciatura – Habilitação Português/Espanhol, deu continuidade à 1ª Noite Hispânica realizada em 2017 e, de acordo com a coordenadora desse projeto de extensão, Prof.ª Me. Facunda Concepción Mongelos Silva, ele deverá ocorrer também nos anos subsequentes, com o objetivo de reunir os alunos, professores e pesquisadores de ensino de línguas, despertar o interesse pelas licenciaturas e ressaltar a importância do ensino de línguas estrangeiras.

Programação variada marcou a 2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ! (Clique na foto para aumentar)

O evento contou com duas palestras, proferidas por docentes do Campus de Corumbá. A Prof.ª Dr.ª Suzana Vinicia Mancilla Barreda falou sobre o tema “Las políticas lingüísticas y la enseñanza del español”, enfatizando a retirada da Língua Espanhola dos currículos escolares brasileiros. O Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos instigou os participantes a refletirem sobre o tema “Literatura para que(m)?”, dando destaque à problemática da exclusão da disciplina Literatura Brasileira das grades curriculares das escolas.

Além das palestras, houve inúmeras apresentações culturais, tais como danças folclóricas, zumba, interpretações de músicas espanholas e outras. Nessa noite, foi feito também o pré-lançamento do Projeto Dança Danza UFMS, promovido pelos cursos de Administração e Letras do CPAQ.

Ao término das apresentações, os presentes concorreram a livros e degustaram pratos típicos e a bebida denominada “clericó”, preparados pelos discentes e docentes. Ao avaliar o projeto, o principal ponto positivo destacado pela coordenadora foi a interação dos acadêmicos de Letras Português/Espanhol com alunos de outros cursos e, inclusive, outras instituições. Além dos acadêmicos de Letras Português/Inglês e Português/Literatura, prestigiaram o encontro alunos dos cursos de Pedagogia, Turismo e Biologia e alunos de escolas estaduais. Acredita-se que a mobilidade acadêmica implementada recentemente na UFMS tem contribuído para melhorar a interação entre os cursos.

Comidas típicas foram degustadas na 2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ! (Clique na foto para aumentar)

A parceria do Instituto Federal de Aquidauana, tanto na organização quanto na participação dos alunos na 2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ, também foi destacada pela Professora Facunda. A docente entende que “é preciso estreitar os laços com outras instituições de ensino, que têm acolhido alunos de Letras no Estágio Obrigatório em Língua Espanhola e em Língua Portuguesa”.

Conforme já anunciado pelos professores organizadores, no primeiro semestre de 2019, acontecerá a 3ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ, com algumas inovações e melhorias. Espera-se, assim, sensibilizar a comunidade e os governantes locais sobre a importância da Língua Espanhola e suas respectivas literaturas nas escolas.

Confira o álbum de fotos e vídeos da 2ª Noite Hispânica da UFMS/CPAQ, clique aqui (álbum).