Aluno do curso de Administração tem três artigos aprovados no VI SIMEP

O aluno do oitavo semestre e bolsista do Curso de Administração, Bruno Matos Porto, que vem desenvolvendo pesquisas no campo da Administração da Produção e Operações, com a Prof. Daniela Althoff Philippi, teve três artigos aprovados, em sua primeira autoria, para o VI SIMEP – Simpósio de Engenharia de Produção.

As pesquisas apresentadas nos artigos, todas submetidas à área temática do Evento Científico “Pesquisa Operacional”, abordam a análise e avaliação da aplicação de modelos matemáticos para a previsão de demanda, o que fornece subsídios tanto para o planejamento das atividades produtivas e de operações, quanto para a “capacidade produtiva”. As pesquisas baseiam-se sobretudo em dados provenientes de documentos públicos, confrontando estimativas com dados reais, e apresentam alternativas para o melhor planejamento da produção e operações vinculadas a relevantes atividades, como a turística e de produção petrolífera.

Bruno, em 2017, apresentando resumo no GEOTUR

Os artigos aprovados foram “Aplicação de Modelo Arima na demanda turística internacional do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil”, “Previsão de séries temporais por meio de redes neurais” e “Aplicação dos modelos de Holt-winters e Rede Neural Feed-forward na previsão da produção de petróleo” e contaram com a co-autoria da Profa. Dra. Daniela Althoff Philippi e, um deles, com a co-autoria da mestranda do Curso de Pós-graduação em Geografia do CPAQ, Aline Wagner Leite.

Segundo a Professora Daniela, “tais modelos para previsão da demanda, infelizmente, não têm sido adotados, ou utilizados a contento, na gestão e no planejamento de atividades na iniciativa privada e na esfera pública, embora apresentem grande potencial para contribuir num melhor planejamento de recursos envolvidos e, consequentemente, para uma gestão mais eficiente e eficaz”. A professora Daniela associa o alto desempenho do aluno Bruno Matos Porto na produção científica à sua grande dedicação, com muitas horas de estudo, ao seu aprofundamento nas pesquisas dos modelos adotados, ao seu interesse e à sua natural vocação.

O VI Simpósio de Engenharia de Produção acontecerá de 23 a 25 de maio de 2018, em Salvador-BA, tendo como tema principal: “A influência da indústria 4.0 nos atuais sistemas de produção, e seus impactos na economia e sociedade”. O SIMEP foi idealizado para ser um instrumento de interatividade entre diversos profissionais da área de produção e tem o apoio da ABEPRO, Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Logo SIMEP

Os artigos serão publicados na íntegra nos anais do evento. O aluno irá participar do VI SIMEP e apresentar oralmente o artigo, havendo tempo posterior para arguição e troca de ideias com os participantes. No ano passado o aluno já teve esta mesma experiência com a participação no Encontro Nacional da Associação de Pós-graduação em Administração – EnAnpad, em São Paulo-SP e no GEOTUR, realizado na UFMS-CPAQ.

Os autores agradecem o apoio da UFMS com o incentivo para a participação do aluno e bolsista no evento. Parabéns aos autores!