SEAAC – Mapeamento de Processos

Secretaria de Acompanhamento Acadêmico – SEAAC

Caracterização da unidade: É a unidade responsável pela orientação, acompanhamento e execução das atividades de controle escolar nas Unidades da Administração Setorial, bem como de apoio à administração acadêmica.

Competências: controlar e cumprir os prazos fixados no calendário escolar; promover a execução do cálculo de número de vagas existentes nos cursos e encaminhá-las para a Coordenadoria de Administração Acadêmica para conferência e publicação em edital; providenciar os materiais necessários à operacionalização das atividades da Secretaria; executar os procedimentos afetos à matrícula de alunos; orientar, controlar e conferir a matrícula dos alunos, em função dos relatórios de convocação e número de vagas; viabilizar a liberação das disciplinas no sistema acadêmico; divulgar, através de publicação, as listagens de alunos cujas matrículas tenham sido recusadas; orientar, assessorar e acompanhar os discentes nos pedidos de transferências, trancamentos de matrículas e solicitações de aproveitamento de estudos e outros; colaborar com os Coordenadores de Cursos e Coordenadores de Gestão Acadêmica nas solicitações de aproveitamento de disciplinas e outros; proceder o recebimento e encaminhar aos Coordenadores de Cursos, os processos de candidatos à vaga, para análise de currículo; orientar e controlar o recebimento dos requerimentos de dispensa de disciplinas, observando os prazos fixados; encaminhar aos Coordenadores de Cursos, processos de alunos transferidos e outros, para providências quanto à análise de currículo e produção de Resoluções; executar o lançamento no histórico escolar das resoluções referentes à dispensa de disciplinas, emitidas pelo Conselho competente; executar os lançamentos e atualizações dos históricos escolares; orientar e informar os discentes sobre seu movimento curricular; acompanhar a atualização dos programas e/ou ementas das disciplinas ministradas na Unidade; preparar a documentação para cerimônia de colação de grau; instruir os processos de registro de diplomas e encaminhá-los a Coordenadoria de Administração Acadêmica; encaminhar aos Coordenadores de Curso os processos de aproveitamento de estudos que ingressarem na Unidade Setorial; emitir atestados, declarações, certificados e histórico solicitados pelos discentes; desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Fluxograma de processos:

  • Apostila de alteração de dados no diploma
  • Atualização cadastral
  • Colação em gabinete
  • Desistência de vaga
  • Graduação – abreviação de curso
  • Graduação – atestado de justificativa de faltas
  • Graduação – dispensa de disciplinas e aproveitamento de estudos
  • Graduação – mobilidade interna
  • Graduação – permuta interna entre cursos afins
  • Graduação – reoferta de disciplinas
  • Graduação – revisão de prova – segunda instância
  • Graduação – revisão de prova – primeira instância
  • Graduação – Siscad – alterações de nota e/ou frequência
  • Graduação – prorrogação de prazo para conclusão de curso
  • Ingresso de aluno especial – matrícula de aluno especial
  • Liberação do SEI externo
  • Matrícula de calouros
  • Matrícula de veteranos
  • Matrícula regular
  • Movimentação interna
  • Organização da cerimônia de colação de grau
  • Recontagem de frequência
  • Regime de exercício domiciliar
  • Registro de diploma
  • Registro de diploma na unidade
  • Solicitação de histórico escolar e programas de disciplinas
  • Solicitação de via de diploma
  • Trancamento de matrícula fora do prazo
  • Trancamento de matrícula
  • Transferência compulsória

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