XII Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Palestra com a Presidente do IPEDI Dra. Denise Silva

Postado por: Rafael Melcher

A experiência do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) na formação de professores foi tema de palestra ministrada pela pós-doutora em linguística  e presidente do Ipedi, Denise Silva, durante o XII Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 27 de novembro.

Com o tema “Pesquisa, Produção Científica na Formação de Professores”, Denise falou da experiência do Ipedi com  iniciativas que têm a atuação de educadores como uma das principais ferramentas de execução. Entre os projetos desenvolvidos pelo Ipedi e que possuem a participação de educadores como integrantes do processo de produção científica, estão os premiados Barco de Letras, que oferece alfabetização a pescadores ribeirinhos da região do Pantanal e o Kalivono, projeto que desenvolveu, junto com professores, material didático bilíngue terena(língua indígena falada pelos índios da região de Miranda, MS)-português inédito.

“O Ipedi é um espaço de execução prática, de aplicação e exercício do conhecimento. É muito gratificante podermos dialogar com a academia sobre esta execução prática do conhecimento produzido, tendo como um dos principais sujeitos envolvidos no processo os professores, tão ávidos e carentes de ferramentas que aperfeiçoem suas formações e, consequentemente, suas atuações profissionais”, afirma Denise, que é ex-aluna do curso de Pedagogia da UFMS.