XII Semana da Biologia vai até quinta-feira; participe

Entre os dias 8 a 10 de setembro, o Curso de Ciências Biológicas do Campus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS promoverá a sua XII Semana da Biologia. O tema deste ano é atual e relevante, isso porque o evento tratará da biologia e da saúde em tempos de pandemia.

De acordo com a Profa. Dra. Dirce Ferreira Luz (UFMS/CPAQ), em função da pandemia que o mundo está vivenciando e do alto impacto ocasionado pelo Novo Coronavírus no Mato Grosso do Sul, ações como essa são necessárias para aumentar os esclarecimentos da população sobre a doença. “A Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), ou vírus da COVID-19, como é mais conhecida, surgiu na província de Wuhan, na China, no início de dezembro de 2019. Trata-se de um vírus respiratório de fácil transmissão entre as pessoas, que rapidamente se espalhou em todos os continentes”, disse a docente do curso de Biologia e coordenadora do evento.

Pela primeira vez, a Semana da Biologia ocorrerá totalmente num Ambiente Virtual de Aprendizagem e Ensino, ou seja, de maneira Online, utilizando um conjunto de ferramentas disponíveis na internet. O evento contará com a participação de profissionais altamente capacitados, que abordarão temas relevantes para o enfrentamento deste problema de saúde pública, com ações que possam ser empregadas pela população do município de Aquidauana e demais cidades circunvizinhas. Estão convidados para participar, além da classe acadêmica, toda comunidade externa. Haverá certificados de 2 horas para cada palestra e de 3 horas para cada minicurso assistido.

Segundo a Profa. Dra. Dirce Luz, a XII Semana da Biologia contará com aspectos interdisciplinares. “Será um momento ímpar de oportunidade para reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como biólogos, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, docentes e discentes do Curso de Ciência Biológicas e áreas afins, bem como profissionais de diferentes Instituições e alunos da rede pública estadual, municipal e privada. O ambiente totalmente virtual, numa metodologia participativa com o público alvo, permitirá que o debate e a reflexão sejam constantemente estimulados, como forma de elaboração e reelaboração de novos conhecimentos. Dessa forma, acredita-se que a etiologia, propagação, sintomatologia, formas de prevenção da transmissão, medidas de controle de infecção, tratamento e demais aspectos relacionados ao Novo Coronavírus sejam amplamente debatidos”, explicou a docente.

A XII Semana da Biologia será totalmente gratuita. A programação completa das atividades e as inscrições estão disponíveis no link https://forms.gle/NrXeLXseGXrGh2Bn8, no período de 20/08 a 06/09/2020. A programação também pode ser vista nas imagens ao final da matéria.

A abertura do Evento será realizada por meio de uma Live no Facebook e as demais Palestras e Minicursos serão ministrados pelo Google Meet, de acordo com os horários pré-estabelecidos no formulário de inscrição.

O evento é organizado pelos acadêmicos do sexto semestre do Curso de Biologia da UFMS/CPAQ, sob orientação e coordenação da Profa. Dra. Dirce Luz. Dúvidas sobre o evento podem ser esclarecidas pela Comissão Organizadora, pelo e-mail semanabioxii@gmail.com.

Veja abaixo a programação completa: