VI Congresso de Dialetologia e Sociolinguística será realizado na UFMS, em Campo Grande

Postado por: Joao Doarth

Trata-se do maior evento mundial de Dialetologia e Sociolinguística. E a 6ª edição do congresso já tem sede confirmada para 2020: a UFMS, em Campo Grande.

Estudantes de diversas áreas, sobretudo de Letras, já podem se programar para participar, entre os dias 13 a 16 de outubro de 2020, do VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (CIDS). Nesta edição, o tema será “Variação linguística: contatos interculturais, pesquisa e ensino”.

A sexta edição do CIDS, a exemplo das anteriores, visa a promover, em âmbito internacional, discussões e trocas de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes que atuam nas áreas dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos.

Seguindo a tradição do evento, o VI CIDS rende homenagem a dois ilustres pesquisadores, em reconhecimento pela importante contribuição por eles prestada no campo dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos, reconhecida nacional e internacionalmente: o Doutor João Antonio das Pedras Saramago, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, e a Doutora Dinah Maria Isensee Callou, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

A programação do evento contemplará questões relacionadas à variação linguística em diferentes perspectivas, dentre elas aquelas que decorrem de situações de fronteira e de outros contatos interculturais que, por sua vez, representam desafios para a pesquisa e o ensino. Estão incluídas Conferências, Minicursos, Mesas-Redondas, Comunicações Individuais, Sessões de Comunicações Coordenadas, Pôsteres, Lançamento de Livros e Revistas e Atividades Artístico-Culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos específicos das áreas da Dialetologia e da Sociolinguística, além de propostas que dialoguem com o tema do evento.

O VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (VI CIDS) é promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com outras instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul, ainda em fase de confirmação, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Londrina.

Em breve, na segunda circular, serão fornecidas novas informações acerca do evento, particularmente as relativas ao sistema de inscrições, cujo início está previsto para o início no mês de janeiro de 2020.

Aguardem o site do evento e confira a primeira circular do VI CIDS.

Mais informações podem ser obtidas com a Profa. Daniela Silva Costa, pelo e-mail souza.costa@ufms.br ou pelo telefone 3241-0455.