“Vem pra UFMS” reuniu mais de 300 participantes de 5 cidades de MS; veja fotos e vídeo

Realizado na última quinta-feira (18/10), o evento de extensão “Vem pra UFMS” reuniu aproximadamente 325 participantes, entre escolares do ensino médio e seus professores, de escolas de 5 cidades do estado.

Durante os períodos matutino e noturno, estiveram presentes escolares e profissionais da educação dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Corumbá, que conheceram de perto as formas de ingresso e as particularidades de cada curso de graduação da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ), apresentados por acadêmicos, professores e técnicos do câmpus.

Com o objetivo de divulgar os cursos e projetos existentes na instituição aos escolares e comunidade da região, o “Vem pra UFMS” de 2018 foi a segunda edição do projeto de extensão “Meu nome é CPAQ”, idealizado pela Comissão de Divulgação do Câmpus de Aquidauana e iniciado no ano de 2017, com a realização, na época, de visitas às escolas da região para divulgação das ações do câmpus.

325 escolares visitaram o Câmpus de Aquidauana da UFMS na última quinta-feira (18/10) (Clique para aumentar)

Nessa edição do evento, acadêmicos, docentes e técnicos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Licenciatura Indígena, Matemática, Pedagogia e Turismo apresentaram seu curso para a comunidade. Em uma ação pioneira, o “Vem pra UFMS” visou também fortalecer a relação da Universidade com as escolas da região de Aquidauana, reunindo a comunidade nas dependências do câmpus e abrindo as portas para os futuros ingressantes na instituição.

A aluna Bruna, da Escola Dóris Mendes Trindade, afirma que a visita foi muito produtiva: “essa visita está sendo muito ‘da hora‘ para poder ampliar nossos conhecimentos sobre qual faculdade escolher. Para quem não quer ir embora dessa cidade tão linda e maravilhosa que é Aquidauana, venha para cá, a UFMS espera vocês com muitos cursos ‘da hora‘”.

Para a professora Meire Arguelho, da escola Carlos Drummond de Andrade, a ação faz com que os alunos voltem a sonhar em ingressar na educação superior: “achei maravilhosa a ação, porque amplia a visão dos alunos em conhecer o espaço da universidade e como ele funciona. Ajuda nas escolhas dos alunos, sobretudo para que eles voltem a sonhar e isso é muito importante”.

Objetivo do evento é fortalecer a relação entre UFMS e educação básica, estimulando o ingresso dos escolares no ensino superior (clique na foto para aumentar)

Um dos coordenadores do evento, o técnico-administrativo João Pedro Doarth valorizou presença dos escolares na UFMS e o empenho de todo o câmpus na realização do evento: “trata-se de uma ação fundamental para o fortalecimento da relação entre a UFMS e a comunidade da região, que esclareceu suas dúvidas e consolidou o ingresso na educação superior como objetivo dos escolares de nossa região”.

“Os vários meses de planejamento da Comissão de Divulgação e a participação ativa de todos os cursos do câmpus resultaram nessa ótima oportunidade de integração”, finalizou.

O Diretor do CPAQ, prof. Auri Claudionei Matos Frübel, enalteceu a importância do “Vem pra UFMS” e o papel do câmpus para a comunidade: “é um dia especial para o Câmpus de Aquidauana, considerando que estamos recebendo alunos do ensino médio que vêm conhecer a UFMS, essa instituição que é pública e que tem desenvolvido ao longo desses 48 anos um trabalho fundamental na formação dos profissionais que atendem as cidades de Aquidauana, Anastácio e toda a região”.

O Diretor do câmpus reitera a importância de se continuar ampliando a interação entre comunidade e UFMS: “é o momento de mostrar que a UFMS está de portas abertas. Precisamos fazer com que as pessoas conheçam melhor nossa instituição. No ano passado já tivemos um trabalho de visitas às escolas e agora, com eventos como esse, pretendemos continuar ampliando essa interação entre comunidade e UFMS.

Alunos de diferentes cidades compareceram ao #VempraUFMS! (Clique para aumentar)

As seguintes escolas marcaram presença no Vem pra UFMS:

• EE Carlos Drummond (Anastácio)
  • EE Romalino Alves (Anastácio)
  • EE Maria Correa Dias (Anastácio)
  • EEI Guilhermina da Silva (Aldeia Aldeinha – Anastácio)
  • EE Dóris Mendes Trindade (Aquidauana)
  • EEI Pascoal Leite Dias (Aldeia Limão Verde – Aquidauana)
  • EEI Professor Atanásio Alves (Miranda)
  • EE Estefana Centurion (Dois Irmãos do Buriti)
  • EEI João Quirino de Carvalho – Toghopanãa (Aldeia Uberaba – Corumbá)

O Câmpus de Aquidauana da UFMS agradece o empenho das escolas e de sua comunidade acadêmica durante o “Vem pra UFMS”, incentivando os escolares a ingressarem na educação superior!

Para quaisquer dúvidas sobre ingresso, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Câmpus de Aquidauana, pelo telefone 3241-0415.

Confira o álbum de fotos do Vem pra UFMS: fotos matutino ou fotos noturno.

Confira o vídeo de participações no Vem pra UFMS: clique aqui.

*Fotos e vídeos: acadêmicos Asaph Ortolani, Leonardo Alves e Dalton Vieira.