Vem aí a Semana do Desenvolvimento profissional

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Como parte da programação da campanha Eu Respeito do mês de agosto, que tem a “Profissão” como tema, estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional, que será realizada no Campus de Aquidauana nos dias 18 e 19 de agosto. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, acessando este link. O evento é gratuito e aberto às comunidades interna e externa.

Estão previstas diversas atividades em todos os câmpus da UFMS, serão cerca de 130 atividades, entre palestras, minicursos, workshops, rodas de conversa, oficinas, mesas redondas, webinário, conferências, atrações culturais, dentre outras.  “Convidamos toda a nossa comunidade a participar. Este é um evento que tem sido um sucesso, e que tem facilitado o desenvolvimento profissional de diversos estudantes”, relata o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

A abertura da Semana de Desenvolvimento Profissional em Aquidauana ocorrerá no dia 18 de agosto, às 19h15min, no anfiteatro Profa. Dóris Mendes Trindade – Unidade I, com atração cultural: Renahn dos Santos Lopes e mesa redonda sobre “Desenvolvimento ambiental: como minha profissão pode contribuir?”, mediadora Edihanne Gamara Arguelho; Palestrantes: Gabriel Calderón Maciel, Fernando Ibanez Martins e Rogério Rodrigue Faria.

No dia 19 de agosto, às 19h15min, haverá atração cultural: Banda de Percussão Mario Guerreiro e Mesa Redonda sobre “Desenvolvimento social: como minha profissão pode contribuir?” Mediadora: Mariana Aparecida Euflausino dos Santos Vieira; Palestrantes: Pelotão Esperança, Projeto Bombeiro do Amanhã, Projeto Florestinha, Projeto Patrulha Mirim e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Profissional e Egressos, Fernando Delapria, o objetivo da ação é apresentar as tendências do mercado de trabalho, além de promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais. “Queremos criar espaços de integração entre cursos, estudantes e instituições públicas e privadas para oferta de estágios, trainees e vagas de emprego e também fornecer orientações preparatórias para o ingresso no mercado de trabalho. Vamos promover a feira de profissões com exposição de empresas interessadas na concessão de estágios.”

Haverá emissão de certificado aos participantes que cumprirem a carga horária.

Texto: Cláuber Silva e Crislaine Oliveira