V Praticando Geografia movimenta o CPAQ

Postado por: Marco Santos

No dia 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo, numa referência ao Dia da Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 1936. Nos últimos anos, o Curso de Geografia do Campus de Aquidauana – CPAQ tem realizado o projeto de ensino Praticando Geografia, que, neste ano, está na sua quinta edição e conta com a participação de Professores dos Cursos de Geografia e Biologia.

Realizado no dia 25 e 26 de maio, sob coordenação do Prof. Dr. Emerson Figueiredo Leite, o 5° Praticando Geografia discutiu a formação e atuação do profissional Geógrafo, com diversos minicursos, sendo: Aspectos da Geografia Econômica de Mato Grosso do Sul no Século XXI, ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigo Farias e pela acadêmica de Geografia Vitória de Jesus; Confecção de Forro de Sub-cobertura com Uso de Recicláveis, ministrado pela Profª. Dra. Bruna Gardenal Fina Cicalise e pelas acadêmicas Luana de Brito e Lilian Borlinques, no Laboratório de Solos e Botânica; Introdução ao Software de SIG – Spring/INPE, ministrado pelo Prof. Dr. Emerson Figueiredo Leite e pela mestranda em Geografia Edwina Santos Costa, no Laboratório de Informática; Granulometria do Solo: do Campo ao Laboratório, ministrado pela Profa. Dra. Eloise Mello Viana de Moraes e pelo Técnico de Laboratório Rodrigo Barros Sontag, no Laboratório de Solos e Botânica; Mapa Geológico: Confecção e Análise dos Dados, ministrado pela Profª. Dra. Elisângela Martins de Carvalho e pelo mestrando em Geografia Denilson Rocha dos Santos, nos Laboratórios de Geoprocessamento e Geologia; Noções básicas do QGIS, ministrado pelo Técnico Dr. Elias Rodrigues da Cunha, no Laboratório de Geoprocessamento; Princípios Básicos de Análises da Qualidade da Água, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Henrique Gentil Pereira e pela Técnica Me. Adriana de Barros, no Laboratório de Hidrologia; Topografia para Demarcação de Área a Campo, ministrado pelo Dr. Jaime Ferreira da Silva, com apoio do Técnico Theo dos Reis Alviço, com atividade de prática de campo.

A partir das discussões realizadas, os acadêmicos conheceram as possibilidades de atuação profissional bem como os diferentes contextos teóricos e metodológicos presentes na área.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul oferece o curso de Geografia no Campus de Aquidauana – CPAQ nas modalidades Licenciatura e Bacharelado bem como um Curso de Mestrado. Também, no Campus do Pantanal em Corumbá (CPAN); na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, em Campo Grande; e no campus de Três Lagoas (CPTL), que conta, também, com Programas de Mestrado e Doutorado na área. Quem cursa a Geografia pode se graduar em Licenciatura e atuar como Professor da disciplina e, em bacharelado, pode atuar no campo técnico, conforme a Lei n°6664 de 26 de junho de 1978. A UFMS, ao formar, todo ano, uma gama de Geógrafos graduados e pós-graduados, assume um importante papel no estado e no País, pois é notória a contribuição desse profissional em diversas demandas da sociedade.

O profissional Geógrafo se incumbe de estudar as dinâmicas da sociedade humana em sua relação com o espaço e tempo geográfico. Segundo a Lei n°6664, de 26 de junho de 1978, que disciplina a profissão de Geógrafo e dá outras providências, em seu Artigo 3º, “é da competência do Geógrafo o exercício das seguintes atividades e funções:

I – Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessárias:

1. a) na delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;
  2. b) no equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do País;
  3. c) na interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;
  4. d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;
  5. e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
  6. f) na caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;
  7. g) na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento;
  8. h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinado ao planejamento da produção;
  9. i) na estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;
  10. j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
  11. l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
  12. m) no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;
  13. n) na divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.

Il – a organização de congressos, comissões, seminários, simpósios e outros tipos de reuniões, destinados ao estudo e à divulgação da Geografia”.

Ainda, a profissão tem suas diretrizes nos Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

“A realização desse evento ressalta a importância dos Cursos de Geografia do Campus de Aquidauana, nas modalidades de graduação e pós-graduação, e contribui no processo formativo de nossos acadêmicos, abrindo um leque de opções de capacitação para sua futura atuação profissional”, comentam os Coordenadores dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Campus, Professores Dr. Gustavo da Silva e Dr. Ricardo Lopes Batista.

Clique aqui para visualizar alguns registros do V Praticando Geografia.

Texto: Emerson Leite

Revisão: Marco Santos