V Encosmat movimentou o CPAQ durante uma semana; veja vídeo e fotos

Foi com grande envolvimento que o V Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática (V ENCOSMAT) finalizou sua programação. Apresentando atividades variadas durante a última semana, o V Encosmat se encerrou na última sexta (08), nas dependências do Câmpus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAQ/UFMS) (confira as fotos clicando aqui).

A abertura do evento foi realizada no dia 04/06 (segunda-feira), às 19h, na unidade I do CPAQ, no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, e contou com a presença do Reitor da UFMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Santos Turine; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), Prof. Dr. Nalvo Franco de Almeida Junior; do Diretor do CPAQ, Prof. Dr. Auri Claudionei Matos Frübel; do Coordenador do evento, Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima; além de outros importantes convidados.

Também durante a abertura do V Encosmat, houve a realização da mesa-redonda intitulada “Fortalecimento de Grupos de Pesquisas e pós graduação em Matemática e/ou Matemática Aplicada em MS”, mediada pelo Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima (CPAQ/UFMS), contando com os seguintes debatedores: Prof. Dr. Carlile Lavor – IMECC-UNICAMP (Presidente da SBMAC), Prof. Dr. Nalvo Franco de Almeida Júnior (FACOM-UFMS – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFMS), Profa. Dra. Elen Viviani Pereira Sperafico – INMA-UFMS (Coordenadora PROFMAT – INMA-UFMS) e Profa. Dra. Irene Magalhães Craveiro – FACET-UFGD (Coordenadora PROFMAT – FACET – UFGD).

V Encosmat movimentou o CPAQ/UFMS durante uma semana! (Clique na foto para aumentar)

O coordenador do evento, Prof. Dr. Leandro Bezerra de Lima, agradeceu aos que apoiaram e viabilizaram a realização do V Encosmat: “gostaria de agradecer a todos que contribuíram para a realização do V Encosmat 2018. A todos os patrocinadores e apoiadores, aos palestrantes (8 no total), das Instituições: UNICAMP, UEM, UFCG, UNESP, UNIFAL, UFSJ, FACOM/UFMS e Universidad Antonio Nariño – Bogotá/Colômbia; aos ministrantes dos 8 mini minicursos do CPAQ/UFMS – CPTL/UFMS – UEMS – UFGD – UFMT – 2 do INMA/UFMS – CPAR/UFMS; 1 Oficina do IFMS – Aquidauana; 28 trabalhos de Iniciação Científica – dos mais diversos lugares; dentre eles cito dois de fora do estado, da UFPA e UFJF”.

O professor também destaca o envolvimento da UFMS no V Encosmat: “agradeço ao Magnífico Reitor Marcelo Turine pela presença e apoio; às Pró-Reitorias – PROPP – PROECE e PROAES; aos Diretores dos Campus, em especial ao Auri Frübel; aos técnico-administrativos e ao pessoal do cerimonial, limpeza, motoristas, etc.; às comissões organizadora e científicas pelo belo trabalho; e, claro, a todos os alunos e participantes do V Encosmat, que foram fantásticos”.

O CPAQ parabeniza os organizadores do V Encosmat pelo evento de qualidade realizado!

Confira as fotos do V Encosmatclique aqui.

Confira o vídeo resumo do evento, clique aqui.

Sobre o V Encosmat

O evento, de nível estadual, foi idealizado por professores da UFMS com intuito de criar um espaço para discussão, interação de atividades, trocas de experiências, aproximação dos profissionais, pesquisadores e estudantes da área e divulgação da produção em Matemática no Estado. O I ENCOSMAT ocorreu em 2011 no Campus de Ponta Porã (CPPP), a segunda edição, em 2012, foi realizada no Campus de Paranaíba (CPAR), a terceira no Campus de Três Lagoas (CPTL) em 2013 e o IV ENCOSMAT ocorreu em 2014 no Campus do Pantanal, em Corumbá.

O V ENCOSMAT conta com palestras, mesa-redonda e minicursos sobre variados temas de Matemática, com ministrantes de diversas instituições, além de comunicações científicas e exposição de pôsteres. Também está havendo alojamento para alunos e participantes.

Para mais informações e imagens, curta a página do evento no facebook: www.facebook.com/encosmat2018/, acesse o site do V Encosmat https://encosmat.ufms.br/ ou mande e-mail para: encosmat.cpaq@ufms.br ou leandro.lima@ufms.br (organizador do evento).