Universidade participa da Semana Nacional dos Museus

Postado por: Marco Santos

Entre os dias 17 e 23 de maio, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Museus e o Sistema Brasileiro de Museus promovem a 19ª Semana Nacional dos Museus. Neste ano, o tema escolhido foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. De acordo com o tema, reimaginar um futuro significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

Por meio do Museu de Arqueologia (Muarq) e da Casa da Ciência e Cultura, a UFMS estará participando do evento, com programações específicas e realizadas em parceria com o Sistema Estadual de Museus e a Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul. “Há pouco mais de um ano vimos enfrentando essa situação pandêmica e transformando nossa programação para o formato on-line. Em 2020, participamos da Semana oferecendo palestras. Desde então, vimos nos aprimorando e conseguimos oferecer atividades mais robustas em formato remoto, possibilitando também atender melhor o público”, destaca a coordenadora técnica do Muarq Lia Brambilla.

A coordenadora da Casa da Ciência e Culutra, professora Isabela Porto Cavalcante, também destaca a nova forma de interagir com o público, no contexto da pandemia da Covid-19. “A pandemia nos impactou e no ano passado não conseguimos participar da Semana Nacional dos Museus. Mas, ainda em 2020, conseguimos nos organizar e participamos da Primavera dos Museus. Para este ano, fizemos uma programação virtual e estamos novamente integrando a Semana Nacional, com o Muarq”, explica Isabela.

O Muarq preparou o lançamento do curta animado Raízes da Nossa Gente e programou também uma live para mostrar os materiais produzidos a partir do curta, como o quis e os podcasts. “Também estivemos envolvidos com na produção do livro Museu e Patrimônio Cultural em MS. Nossa equipe viabilizou orçamento, organização e correção dos artigos”, destaca Lia. “Devemos também lançar um documentário que está dividido em duas partes e foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande”, fala.

“Neste ano vamos levar para a Semana Nacional, o Cinecosmos Home Office, no qual disponibilizamos um filme com antecedência e depois discutimos por meio de uma live. Também vamos apresentar um vídeo do projeto Caminhada Planetária pelo Sistema Solar que que será instalado na UFMS após o fim da pandemia. Ainda, programamos uma visita virtual da exposição Tocando os Astros – Planetas Táteis, com tamanho em escala e que faz muito sucesso nas visitas presenciais”, comenta Isabela. A programação será exibida sempre no canal do Youtube do Clube de Astronomia Carl Sagan.

“Também temos muita programação conjunta e vimos trabalhando muito para estar juntos ao público, mesmo que on-line neste momento”, conclui Lia.

Programação e inscrições

A programação completa da Semana Nacional dos Museus bem como informações sobre inscrições podem ser conferidas aqui.

Texto: Vanessa Amin