UFMS sobe em ranking internacional de universidades da CWUR

Postado por: Marco Santos

A UFMS subiu no “Top Universities in Brazil in 2021-2022”, ranking da Center for World University Rankings (CWUR). Agora na 28ª posição entre 56 instituições brasileiras, a UFMS também é a 21ª entre 38 universidades federais.

O reitor Marcelo Turine avaliou como muito positivo o resultado da UFMS no ranking, uma vez que reconhece as atividades realizadas na Universidade em prol da qualidade e da excelência no ensino, pesquisa e publicações científicas. “Todos os nossos resultados em rankings nacionais e internacionais têm sido muito motivadores e sinalizam o fortalecimento da nossa Universidade. Isso demonstra que estamos construindo um caminho sólido”, afirmou.

Segundo a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Finocchio, trata-se de um dos principais rankings universitários do mundo, que avalia a qualidade da educação, o nível de emprego dos egressos, a qualidade do corpo docente e o desempenho da Universidade em termos de pesquisa, para isso utiliza a base de dados das publicações científicas de maior impacto do mundo. “É muito bacana ver que todo o esforço dos nossos estudantes, docentes e técnicos está sendo reconhecido, não só por esse ranking, mas por todos os outros, fortalecendo a imagem de excelência da UFMS”, comentou.

O CWUR é uma organização de consultoria para governos e universidades que visa a fornecer conselhos para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. Desde 2012, a instituição publica a classificação acadêmica de universidades globais.

De acordo com o site da organização “o ranking começou como um projeto em Jeddah, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades mundiais. Foi rapidamente divulgado em todo o mundo por universidades e meios de comunicação e muitos pedidos foram recebidos para expandi-lo. Em 2019, o ranking foi ampliado para listar as 2.000 melhores universidades de quase 20 mil universidades em todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico de universidades globais”.

Mais informações podem ser obtidas no site: cwur.org.

Texto: Ariane Comineti