UFMS incrementará novos estudantes com auxílios estudantis em 2021

Postado por: Marco Santos

A UFMS, em seu compromisso com a divulgação de fatos verdadeiros, e em consequência de diversas publicações falsas em veículos de comunicações locais, esclarece:

É incorreta a informação que está sendo veiculada de que “Cerca de 2 mil alunos bolsistas da UFMS vão ficar sem bolsa este ano”. Desinformações como essa prejudicam e tumultuam as atividades realizadas por estudantes, técnico-administrativos e professores da nossa UFMS. São um desserviço para toda a sociedade. Um movimento de pessoas e instituições que são contra a Universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

A UFMS, desde o início da pandemia da Covid-19, aumentou e cumpriu integralmente seu compromisso com todos os estudantes beneficiários de assistência estudantil, garantindo a permanência destes estudantes na Universidade, uma das prioridades da atual gestão. Esta situação persiste em 2021, mesmo com o orçamento aprovado, pelo Congresso Nacional, para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em todas as Universidades Federais.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, reforça que está garantida a continuidade dos benefícios a todos os estudantes dos programas de assistência estudantil, de acordo com as regras do programa. A equipe de gestão já entregou ao reitor estudos e planos para inclusão de novos estudantes das UFMS nos programas de assistência estudantil no segundo semestre de 2021. Um exemplo de governança e profissionalismo para a Educação e inclusão social.

Destaca-se ainda que o reitor, em articulação com o MEC, com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais) e com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, está empenhado na recomposição do orçamento para as universidades nos mesmos valores de 2020. “Ao contrário do que estão noticiando nos meios de comunicação, a UFMS tem e teve um grande apoio do MEC, o que garantiu os recursos para implementação de auxílios de inclusão digital, que se traduzem nos chips, chromebooks e notebooks emprestados aos estudantes em condição de vulnerabilidade. E fomos além, somos pioneiros e protagonistas no cenário nacional, com a criação do projeto “Aldeias Conectadas” para levar internet para os estudantes indígenas da UFMS nas suas aldeias, e tantas outras iniciativas inovadoras para manter os direitos fundamentais de saúde e educação da nossa comunidade universitária”, afirma o reitor.

A UFMS tem trabalhado com seriedade para aprimorar a sua gestão e a governança pública, em tempos em que toda a Administração Pública é chamada a contribuir com a racionalização do uso dos recursos públicos e com a superação dos desafios da saúde na pandemia da Covid-19. Mesmo nesse contexto, a UFMS vem ampliando suas atividades nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia e prestação de serviços de saúde pública, aumentando a oferta de vagas na graduação e na pós-graduação, com a implementação de novos cursos de graduação e de mestrado e doutorado, como Direito em Coxim e Arquitetura em Naviraí.

Sem qualquer relação com o atual momento, por deliberação do Conselho Universitário, foram suspensos, nos anos de 2018 e 2019, os cursos de Ciência da Computação em Ponta Porã, em 2019, de História em Coxim, e de Turismo em Aquidauana, ambos em 2018, por razões de insuficiência de demanda de estudantes para o início de novas turmas nestes municípios, deliberação que não tem qualquer relação com o orçamento de 2021, tratando-se de suspensão por indicadores técnicos, nos anos de 2018 e 2019.

Desta forma, não são verdadeiras as afirmações de que houve ou haverá “o encerramento de cursos em Ponta Porã, Três Lagoas e Coxim, em decorrência das reduções orçamentárias para 2021”.

A UFMS reitera seu integral compromisso com a transparência em todas as suas atividades, ratificando que o portal da Instituição é o canal oficial de informações. A Agência de Comunicação Social e Científica permanece à disposição para o esclarecimento dos fatos a toda a sociedade e a imprensa, cuja atuação, quando pautada na verdade dos fatos, se revela essencial a todos.