TRT da 24.ª Região convida para VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho

Nesta terça-feira (28), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24.ª Região divulgou convite para o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, que será sediado pelo órgão entre os dias 08 a 10 de agosto, com o tema central Gestão Documental: Instrumento de Acesso à Informação.

A escolha do tema se respaldou na convicção de que as políticas de gestão documental, do mesmo modo que têm um papel fundamental para a promoção de uma administração pública transparente e responsável, igualmente têm a função social de assegurar o direito à informação. Desta forma, na oitava edição do Encontro serão levadas a comento as implicações e regulamentação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/2011).

Os Encontros Nacionais da Memória têm a finalidade de oportunizar a reflexão e o debate teórico e prático acerca de temas relevantes como políticas de gestão documental, preservação digital, memória da Justiça do Trabalho, acesso à informação, bem como oferecer oficinas de capacitação e possibilitar a troca de experiências, de forma a proporcionar a interação e a difusão do conhecimento.

A programação do VIII Encontro contempla conferências, painéis temáticos, oficinas de capacitação, lançamentos de livros, solenidade de outorga do Prêmio Memojutra, apresentações culturais, além de proporcionar ampla troca de experiências por meio da apresentação de “Boas Práticas”, favorecendo discussões sobre problemáticas, estratégias e soluções.

O evento será realizado no edifício sede do Tribunal, à Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, Jardim Veraneio, Campo Grande/MS. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 23 de julho através do endereço https://docs.google.com/forms/d/1nSKMPM0MNrf2hPjf5aISO0dTYrlFVOFGr5Z22XYXoYg/viewform?c=0&w=1&usp=send_form . Serão emitidos certificados de participação.

Outras informações poderão ser obtidas por meio dos telefones (67) 3316-1851/1746, pelo e-mail viiencontronacionaldamemoria@trt24.jus.br e também na página do VIII Encontro http://www.trt24.jus.br/www_trtms/pages/encontroNacional.jsf.

O TRT tem a honra de convidar todos os que trabalham em Centros de Memória, Memoriais, Museus, Comissões de Gestão Documental, Arquivos Públicos Federais, Estaduais e Municipais, bem como  profissionais e acadêmicos das áreas de História, Direito, Arquivologia, Ciência da Informação e demais interessados para participar do VIII Encontro da Memória da Justiça do Trabalho e, em especial, os senhores magistrados e servidores ligados às searas da gestão documental, memória institucional, acesso à informação e ouvidorias Judiciárias.

FONTE: TRT – 24.ª Região