Treinamentos on-line abordam acesso a bases de dados e normas da ABNT

Postado por: Marco Santos

Seis treinamentos virtuais foram programados pela Diretoria de Bibliotecas da UFMS para realização em maio. Os cursos são abertos à comunidade e podem ser acessados neste link. Entre os assuntos a serem abordados estão o acesso ao Portal de Periódicos Capes, à base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e o uso das Normas da ABNT.

A diretora da Diretoria de Bibliotecas, Alessandra Borgo, comenta que “o sistema de Bibliotecas oferece diferentes produtos e serviços para toda a comunidade UFMS. Temos bases de dados nacionais e internacionais, livros eletrônicos, e, entre os serviços, os treinamentos são a melhor opção para o estudante aprender e conhecer mais nossas ferramentas de pesquisa”.

A bibliotecária responsável pela organização dos treinamentos, Alleisa Ferreira Riquelme, explica que os temas foram escolhidos por meio da análise das demandas de estudantes e professores, enviadas pelos canais do sistema de Bibliotecas. “Esses treinamentos já eram realizados de forma presencial, pois o intuito de capacitar o usuário para realizar pesquisa científica em fonte de informação segura sempre existiu. Alinhamos nossos serviços ofertados de forma remota, como o acesso ao livro eletrônico e a bases de dados assinadas pela UFMS, a essa necessidade de capacitação, e agora os treinamentos estão mais acessíveis por meio do sistema remoto”, aponta.

Não é necessária inscrição para participar, os interessados podem acessar o site na data e horário indicados. “Os treinamentos acontecerão ao menos uma vez por semana, a partir de maio até dezembro. Três serão fixos: sobre o uso das normas da ABNT; sobre o uso de ferramentas do Word e da ABNT em trabalhos acadêmicos e sobre os recursos eletrônicos do Sistema de Bibliotecas da UFMS. Ao longo do ano teremos convidados, uma agenda extensa de treinamentos de várias áreas e também multidisciplinares”, informa Alleisa.

A bibliotecária lembra ainda que, caso os docentes da Universidade tenham interesse na realização exclusiva de um desses treinamentos para sua turma, podem solicitar por meio dos canais oficiais de atendimento, disponíveis no site bibliotecas.ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti

Compartilhe:
Veja também