Time Enactus UFMS Aquidauana recebe indicação de time revelação e está entre os finalistas da Liga Rookie na competição da Rede Enactus Brasil

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Criado há pouco mais de três meses,  em abril de 2023, o Time Enactus UFMS Aquidauana está sendo reconhecido por suas conquistas na área de empreendedorismo social. A equipe recebeu indicação de destaque pela Enactus Brasil para o prêmio de time revelação de 2023 e está classificado entre as três equipes finalistas na Liga Rookie.

A premiação tem como objetivo prestigiar os times mais novos da rede Enactus Brasil que obtiveram o maior destaque, desde sua abertura no ciclo, gerando impacto dentro da rede. Já a Liga Rookie é uma oportunidade para os times que nunca competiram no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2023 mostrarem suas iniciativas para a rede Enactus Brasil, de forma a receberem um feedback para o futuro desenvolvimento de suas atividades.

Para a professora do Curso de Administração e conselheira do time, Mariana Euflausino, a conquista é muito importante para o Câmpus de Aquidauana. “Estamos extremamente orgulhosos do reconhecimento que recebemos da Enactus Brasil. Nosso objetivo sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas em nossa comunidade, e essas duas indicações nos incentiva a continuar trabalhando. Vale destacar que a abordagem de desenvolvimento do Time Enactus permite que os nossos estudantes vivenciem experiências práticas de gestão, entre acertos e erros, inovam e encontram caminhos para desenvolverem suas ações, o que contribui para a formação pessoal e profissional dos nossos estudantes”.

O time que é composto por estudantes do Câmpus de Aquidauana, em sua maioria do Curso de Administração, uniu esforços para enfrentar desafios sociais e criar soluções que beneficiem a comunidade local. Por meio do projeto Itukéti (palavra de origem indígena que significa “maneira de fazer indígena”), os estudantes promovem a cultura indígena e incentivam a valorização e comercialização dos produtos, que são feitos por artesãos e ceramistas indígenas, da região do Pantanal, promovendo mudanças positivas e gerando impacto em seu entorno. O objetivo do projeto é criar uma Rede de Apoio ao Empreendedorismo Indígena no Pantanal.

“Acho que sermos finalistas na categoria time revelação e na Liga Rookie foi uma surpresa imensa. Estamos positivos em trazer um dos prêmios, pois, apesar de novo, realizamos muitas ações e estamos nos conectando com muitas pessoas, o que é ótimo para todos os alunos integrantes do time. Estou na torcida para ganharmos não só pelo time, mas principalmente pela comunidade indígena”, disse a líder do time, estudante do Curso de Administração, Roseana Sales.

A comunidade, empresas e Instituições que desejarem saber mais ou serem parceiras do Projeto, podem entrar em contato pelo e-mail enactus.cpaq@ufms.br, pelo  Whatsapp: 13479197529 ou Instagram @enactus_ufmscpaq ou com a professora Mariana Euflausino mariana.euflausino@ufms.br.

A Enactus Brasil é uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva estudantes universitários a desenvolverem projetos empreendedores com o objetivo de promover mudanças sociais, presente em diversas universidades e instituições de ensino superior do país, dedicada a incentivar e reconhecer projetos de empreendedorismo social.

Texto: Samuel Rodrigues

Foto: Noah Moraes