Terceira edição do evento “Praticando Geografia” será realizada no CPAQ

No dia 27 de agosto, os cursos de Geografia do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) promoverão o 3° “Praticando Geografia”, com o objetivo de discutir a formação do profissional Geógrafo. O evento contará com diversos minicursos e uma mesa-redonda.

Espera-se que, a partir das discussões propostas nos minicursos e mesa-redonda, os acadêmicos do bacharelado em Geografia conheçam as possibilidades de atuação profissional, bem como que tenham iniciação em diferentes contextos teóricos e metodológicos.

A Geografia, como campo do conhecimento científico, dispõe de elementos para análise do espaço construído, produto social, fruto do trabalho do homem, o que garante a este profissional uma visão holística e de cunho social. A partir de um vasto instrumental teórico, metodológico e instrumental qualificado, cabe ao geógrafo trabalhar e compreender a realidade que o cerca para dar respostas rápidas aos problemas da sociedade, advindas das relações entre si e com a natureza que se apropria. O oferecimento de minicursos e espaços de debate vai de encontro com a atuação deste profissional, em suas atividades de investigação, conhecimento e organização da informação espacial.

No período vespertino, serão realizados os minicursos (teoria e prática em Geografia). Já no período noturno, será realizada uma mesa-redonda sobre temas de atuação da Geografia.

Veja a programação abaixo:

MINICURSO (13h-17h): Análise laboratorial em amostras de água

LOCAL: Bloco A, Laboratório de Hidrologia e Limnologia

MINISTRANTE: Ma. Adriana Barros, Dr. Ricardo Henrique Gentil, acadêmica Liliane da Silva de Brito

MINICURSO: Políticas Públicas Territoriais e a Compensação Ambiental: atores, legislação e operacionalização

LOCAL: Bloco C, Sala C-14

MINISTRANTE:  Dr. Rafael Oliveira Fonseca

MINICURSO: O Brasil como potência regional no contexto do desenvolvimento capitalista da América Latina.

LOCAL: Bloco C, Salça C-15

MINISTRANTES: Dr. Fernando Rodrigo Farias

MINICURSO: Planejamento urbano e apropriação do espaço no contexto da radicalização de conflitos sociais

LOCAL: Bloco C, Sala C-16

MINISTRANTE: Dr. André Carvalho

MINICURSO: A percepção do relevo, sob a ótica da construção de maquetes, através de cartas topográficas

LOCAL : Bloco C, Sala C-17

MINISTRANTE: Dra. Waleska Souza Carvalho Santana

MINICURSO: Delimitação de bacias hidrográficas

LOCAL: Bloco A, Laboratório de Geoprocessamento

MINISTRANTE: Dr. Emerson Figueiredo Leite

A mesa-redonda está agendada para se iniciar às 19h, no Auditório Paulo Correa, unidade II do CPAQ. Sob moderação do Prof. Dr. Fernando Rodrigo Faria, os professores Dr. Anderson Bem, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Jardim, e Dr. Paulo Jóia, do Curso de Geografia do CPAQ, debaterão dois temas importantes: Geografia e espaço agrário e Geografia, transporte e planejamento municipal.

O evento é coordenado pelo professor Dr. Emerson Figueiredo Leite, gratuito e aberto a todos os interessados, gerando certificação aos participantes.

Para quaisquer dúvidas, entrem em contato pelo e-mail: emerson.leite@ufms.br