Submissão de pôsteres para I Semana Acadêmica de Administração e Turismo vai até 25/09

Postado por: Joao Doarth

A I Semana Acadêmica de Administração e Turismo do Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), que será realizada entre os dias 01 e 03 de outubro, está recebendo submissão de pôsteres até o dia 25/09. Os pôsteres devem se referir a trabalhos em andamento ou pesquisas finalizadas.

Basta acessar os links dos modelos disponíveis abaixo e submeter para os e-mails: adm.cpaq@ufms.br ou tur.cpaq@ufms.br

Pesquisa em andamento:

https://drive.google.com/file/d/1EaiiEzQqDS0DTcpZg08gc7aWxrrTsiSk/view

Pesquisa concluída:

https://drive.google.com/file/d/17KDmEPXuoeV5L6fymGtlX-PPctAnW2_Y/view

As apresentações pelos autores ocorrerão no dia 03/10, no hall social em frente ao auditório Dóris Mendes Trindade, unidade I do CPAQ, das 17h às 19h. Haverá certificado específico para o autor apresentador do trabalho.

Não percam a oportunidade de socializar sua pesquisa e/ou projeto para os participantes do evento e conhecer os trabalhos dos demais colegas dos cursos!

Sobre a I Semana Acadêmica de Administração e Turismo

As inscrições para participação na I Semana Acadêmica de Administração e do Turismo encontram-se abertas. Para fazer a sua inscrição, basta acessar o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/i-semana-academica-da-administracao-e-do-turismo-do-cpaq__352199

Caso queira fazer um minicurso/oficina, o participante deverá optar apenas por um dos minicursos, pois ocorrerão em horário simultâneo. As vagas para os minicursos são limitadas e já estão se esgotando. Podem estar sujeitas à lista de espera, caso haja desistência de vagas no dia do minicurso.

A primeira edição do evento tem como iniciativa unir os cursos de Administração e Turismo do CPAQ com a perspectiva de trazer para a comunidade acadêmica e sociedade civil algumas discussões atuais essenciais que abarcam essas duas áreas. Com a temática “Empreendedorismo e Inovação: da integração à inclusão”, a comissão organizadora se preocupou em convidar para os painéis de debates, mesa-redonda e minicursos, profissionais empreendedores e pesquisadores renomados que apresentarão em sua trajetória e percurso profissional e de vida seus projetos, ações e empreendimentos que marcam as possibilidades de entender o empreendedorismo e a inovação como instrumentos de integração e inclusão social.

Confiram abaixo o percurso de mais alguns dos profissionais que estarão conosco nos debates do evento:

Foto 1 – Valquiria Barbosa Nantes Ferreira

Foto 1 – Valquiria Barbosa Nantes Ferreira

Docente no IFMS/Aquidauana. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela UFMS, mestrado em produtos naturais e doutorado na área de química orgânica pela UFSC. Tem conhecimentos nas áreas de: produtos naturais, síntese orgânica, cinética química, técnicas analíticas de cromatografia líquida e em camada delgada, HPLC, CGMS, IV, UV, RMN H e C. Desenvolveu também projetos de extensão: reciclagem, extração de óleos essenciais, sabonetes, sabões de óleo usado. Realizou estágio em análise de águas e de alimentos. Tem experiência em magistério superior e atualmente exerce pesquisa com bolsa de desenvolvimento tecnológico e industrial na UFMS, onde trabalha com ensaios biológicos (antifúngico, antibacteriano e antioxidante (DPPH)) com extratos de plantas e analise de saponinas em amostras de brachiaria por meio de técnica de análise de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC com detector ELSD). Orientadora do Projeto  “Biogás em Comunidades Indígenas” TecnoIF – Aq (IFMS).

Foto 2 – Sara Yasmin Peixoto Machado (foto: campograndenews)

Foto 2 – Sara Yasmim Peixoto Machado

Possui ensino fundamental na Escola Erso Gomes, aluna do Curso de Edificações do IFMS/Aquidauana. Atualmente está, junto com a sua Orientadora Valquíria Barbosa Nantes Ferreira, no TecnoIF – Aq (Prof. Marcus Osório), desenvolvendo o inovador Projeto  “Biogás em Comunidades Indígenas”, apresentado recentemente na Feira do Empreendedor do SEBRAE em Campo Grande-MS, em fase de estabelecimento de parcerias.

Foto 3 – Neliane R. Guedes Corrêa

Foto 3 – Neliane R. Guedes Corrêa

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da UFMS/CPAQ, Bacharel em Administração pela UFMS/CPAQ (2008). Atualmente é pesquisadora associada ao Instituto Arara Azul, atuou como docente no curso de Administração da UFMS/CPAQ. Desenvolve projetos socioambientais desde 2004: “Conhecer para preservar”, com atividades de educação ambiental nas escolas de Miranda e Aquidauana, em Aldeias indígenas e na Fazenda Refúgio E. Caiman (WWF-Brasil/Instituto Arara Azul); “Projeto Arte de Fazer”, com educação ambiental, inserção social e fomento à geração de renda, pela produção de artesanatos em comunidades de baixa renda, de Aquidauana, Miranda, Corumbá, Anastácio, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Três Lagoas, Ponta Porã, Bodoquena e Fazenda Caiman (Fundação Toyota do Brasil/Instituto Arara Azul); “Ponto de Cultura Arte de Fazer”, ponto de cultura em Campo Grande para atividades culturais e socioambientais (MINC-Min. Da Cultura/Prefeitura de Campo Grande/Instituto Arara Azul); “Projeto Arte de Fazer e Reciclar”, com projeto piloto de coleta seletiva em alguns bairros na cidade de Aquidauana e realização de oficinas de produção de artesanato, com materiais recicláveis como matéria prima (Petrobras Desenvolvimento e Cidadania/Prefeitura de Aquidauana/Instituto Arara Azul); “Projeto Arte de Fazer” (atual), com educação ambiental em escolas de Aquidauana. Destaque para as seguintes premiações: Premio Anu Dourado conferido (1º Lugar Região Centro Oeste) conferido pela CUFA-RJ (2013); 3º Lugar Prêmio Finep de Inovação da Região Centro-Oeste, conferido pela Finep (2013); 2º Lugar Prêmio Finep de Inovação da Região Centro-Oeste, conferido pela FINEP (2012); Finalista Premio Economia Viva, pelo Ministério da Cultura-MINC (2010)

Foto 4 – Telma Nantes de Matos

Foto 4 – Telma Nantes de Matos

Pedagoga, especialista em metodologia do atendimento especializado para pessoas com deficiência, especialista em gestão de projetos, Coordenadora Geral do Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC) e também sua Diretora Vice-Presidente; Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher; Conselheira do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência Diretor da Organização Nacional de Cegos do Brasil, ocupando a função de Secretária Geral.

Foto 5 – Lourival da Silva Santos

Foto 5 – Lourival da Silva Santos

Tem 64 anos e é deficiente visual desde os 8 anos de idade por erro médico. Estudou até a quinta série do Ensino Fundamental no Colégio Regular Dr. Tertuliano Meirelles. Estudou no Instituto Sul Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC) de 1986 a 1990 e entre 2010 e 2012, onde se qualificou em macreamê e massoterapia. É Coordenador do Projeto Bocaiuva em Aquidauana e da Casa do Artesão de Aquidauana.

Foto 6 – Rodgers Maurizio Quadros Batista

Foto 6 – Rodgers Maurizio Quadros Batista,

Bacharel em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) em 2005 e Técnico em Manutenção de Computadores. Trabalha há 12 anos no Atlântico Super Center, onde ajudou a implantar o sistema de ERP e internet. Hoje é sócio-proprietário do Atlântico Super-Center e atua na gestão administrativa e financeira do Grupo Atlântico, composto por supermercado, praça de alimentação, cinema, lojas e boliche.

Foto 7 – Joice Carla Santana Marques

Foto 7 – Joice Carla Santana Marques

Empresária, casada, mãe de dois filhos: Gabriel (17) e Marcela (13). Com 26 anos no segmento de Cruzeiros fluviais de Pesca Esportiva, é precursora no desenvolvimento e operação de Cruzeiros de Ecoturismo no Pantanal. Natural de Franca/SP, aos 14 anos de idade já trabalhava colando sola de sapatos em fábrica de calçados daquela região. Iniciou seu trabalho no Pantanal de Corumbá/MS nos anos 1990 como secretária e posteriormente como gerente de agência de pesca esportiva onde atuou por vários. Em 1999, iniciou o desafio e sonho de abrir a sua própria empresa, a JOICE PESCA & TUR. A empresa JOICE PESCA & TUR atua no mercado desde o ano 2000, como operadora receptiva especializada em cruzeiro de Pesca Esportiva e Ecoturismo, em Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul. Hoje com uma equipe de trabalho formada por 100 colaboradores, destaca-se no atendimento e na competência dos serviços prestados, com uma frota oficial composta por 3 embarcações: KAYAMÃ 5 estrelas, VIP e NETUNO, barcos modernos, adaptados à geografia do Pantanal, para transformar as viagens de pesca esportiva ou de ecoturismo em uma experiência agradável, emocionante e inesquecível. Atualmente, além de coordenar pessoalmente todas as operações de sua empresa, compartilha suas experiências profissionais no mercado do turismo de pesca esportiva e de ecoturismo em eventos acadêmicos, escolares, encontros empresariais, entre outros.