Simpósio irá abordar os saberes tradicionais no contexto latino-americano

Postado por: Marco Santos

Entre 23 e 25 de agosto será realizado o 1º Simpósio do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED) do Campus de Aquidauana (CPAQ). O evento, que tem como tema “As múltiplas perspectivas dos saberes tradicionais no contexto latino-americano”, será transmitido pelo canal do GPED e pelo Google Meet.

A programação inclui palestras, mesa-redonda e comunicações orais dos grupos de trabalho. O Simpósio é aberto a toda comunidade e destinado a pesquisadores, estudantes e professores da rede pública e privada. Interessados podem se inscrever, até 22 de agosto, neste link.

O objetivo do evento é “promover um espaço de discussão entre as principais vertentes intelectuais latino-americanas que discutem a decolonialidade no espaço acadêmico na atualidade”, explicou a coordenadora da ação, professora Janete Rosa da Fonseca.

Janete destacou também que a ideia surgiu a partir de leituras e reflexões produzidas pelo grupo de pesquisadores nas reuniões mensais, realizadas via Google Meet. “Trata-se de uma proposta oriunda do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais da UFMS/CPAQ. O grupo foi criado a partir do projeto de pesquisa intitulado ‘Estudos decoloniais: perspectivas de diálogo e discussão de procedimentos teóricos e metodológicos latino-americanos nos cursos de licenciatura, adaptados à realidade multicultural do Brasil’, sob minha coordenação”, disse.

“Vivemos em um contexto onde eventos desta natureza irão certamente contribuir para uma divulgação rigorosa da perspectiva decolonial, favorecendo que novas vozes ecoem e sejam ouvidas no contexto acadêmico-científico, além de ampliar os campos de pesquisas e publicações de qualidade”, declarou a professora.

A organização do Simpósio é do GPED da UFMS/CPAQ e dentre as instituições que fazem parte do grupo estão: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT); a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a Universidade Federal de Pelotas (UFPel); a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); a Universidade Federal de Roraima (UFRR); o Instituto Federal do Amapá (IFAP); a Universidade Federal do Amazonas (UFAM); a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO).

Programação

As atividades serão transmitidas pelo canal do GPED, já as apresentações de trabalho serão realizadas via Google Meet. Em breve a comissão organizadora irá disponibilizar o link das reuniões no Meet aos participantes. Haverá emissão de certificado de 30 horas.

Confira a programação:

Segunda-feira (23/08): Abertura e mesa-redonda

14h – A De(s)colonialidade e a Interculturalidade Crítica. Palestrante: Profª. Dra. Adir Casaro Nascimento – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mediação: Profª. Dra. Janete Rosa da Fonseca – GPED/CPAQ.

16h – Pensamentos afrodiaspóricos e vozes subalternas: reconhecendo a importância de epistemologias outras. Convidados:  Prof. Dr. Aguinaldo Rodrigues Gomes – UFMS/CPAQ; Profª. Dra. Ana Paula Archanjo Batarce – UFMS/CPAQ; Profª. Dra. Ângela Maria de Souza – UNILA; Prof. Dr. José Licínio Backes – UCDB. Mediação: Profª. Ma. Vanessa Gabrielle Woicolesco – GPED.

Terça-feira (24/08): GTs e mesa-redonda

8h – Apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs). O link das salas no Google Meet será disponibilizado pela comissão.

GT 01: Estudos culturais na educação, multiculturalismo e interculturalidade crítica.

GT 02: Patrimônio, memórias, narrativas e linguagens dos povos ancestrais.

15h – Mesa-redonda: Cosmovisão e saberes tradicionais dos Povos Indígenas no contexto Latino-Americano: conhecendo a percepção de mundo dos filhos originários de nossa terra. Convidados: Profª. Dra. Fátima Cristina Duarte Ferreira – Mato Grosso do Sul/Brasil; Prof. Dr. Edson Kayapó – Bahia/Brasil; Prof. Me. David Arenas Carmona – Chile; Prof. Me. Fabián Mendoza Quesada – Colômbia. Mediação: Profª. Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes – GPED.

Quarta-feira (25/08): Encerramento

8h – Apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs)

GT 03: Sociedade, educação, cultura e território latino-americano.

14h – Momento Cultural: Lançamento de livro – Profª. Caroline Mari de Oliveira Galina – GPED.

15h – Conferência: Epistemologias do Sul sob o olhar de Boaventura de Souza Santos. Convidados: Profª. Dra. Cleoni Barboza Fernandes – IFSUL e Profª. Dra. Inês Barbosa de Oliveira – UERJ/UNESA. Mediação: Profª. Ma. Catarina Janira Padilha e Profª. Dra. Egeslaine De Nez.

17h30 – Encerramento do evento. Palestrante: Profª. Dra. Janete Rosa da Fonseca.

Para mais informações, basta acessar o site do Campus de Aquidauana por aqui.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)

Revisão: Marco Santos