Servidores e discentes do CPAQ recebem treinamento sobre Repositório Institucional da UFMS

Postado por: Marco Santos

O Repositório Institucional (RI) se constitui como uma base de dados digital e virtual, permitindo, assim, que a memória da instituição tenha acesso aberto e haja um sistema com capacidade de se comunicar de forma transparente, coletando, armazenando, disseminando e preservando digitalmente toda a produção intelectual da instituição.

Nas Instituições de Ensino Superior (IES), os RIs são fundamentais para o processo de consolidação da comunicação científica, oportunizando o compartilhamento de informação e contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento da Ciência, pois proporciona visibilidade, armazenamento e recuperação da informação. Além disso, o repositório viabiliza a acessibilidade e a redução da distância da informação para os pesquisadores, configurando-se como um ambiente coletivo de conhecimento que reúne o capital intelectual da instituição.

Diante da relevância do exposto, com iniciativa da Biblioteca e da Direção do Campus de Aquidauana (CPAQ), em reunião com a Diretoria do Sistema de Bibliotecas (SIBI/UFMS), foi acordado treinamento sobre o repositório direcionado à comunidade acadêmica, o qual será ministrado pelo Arquivista Lucas Martins de Paula, responsável pelo Repositório da UFMS (DIBIB/PROGRAD). A relevância da ação reside na proposta de permitir ao CPAQ o início da inserção de diversas atividades em formato digital, tais como atividades acadêmicas, administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, permitindo, desse modo, o compartilhamento de toda a produção intelectual do campus com a comunidade interna e externa.

“O Repositório Digital da UFMS faz parte do movimento de Ciência Aberta, que tem transformado as estruturas da produção, organização, disseminação e reuso do conhecimento científico. Diretamente, no campo mais específico do acesso aberto, o Repositório UFMS proporciona à comunidade acadêmica o espaço digital para reunir, em um único local virtual e de forma permanente, a produção científica e institucional. Essa produção disponível e indexada nas bases nacionais e internacionais não só garante mais visibilidade à UFMS, como reforça a sustentabilidade e a transparência da nossa universidade”, aponta Lucas.

O treinamento será realizado de maneira on-line, via plataforma Google Meet, no dia 5 de novembro, em três horários: às 9h, para os docentes, às 10h, para os técnicos administrativos e, às 19h, para os acadêmicos. Todas as sessões têm previsão de duração de 1 hora.

Links de acesso: Público Docente; Público Técnico-Administrativo; Público Discente.

Texto: Ercíla Ferreira

Revisão Textual: Marco Santos