Seminário abordou as contribuições do IBGE para a pesquisa acadêmica

Com contribuições importantes para a formação do profissional em Geografia, o “II Seminário IBGE em Foco UFMS” foi realizado na última sexta-feira (14/09) no Campus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

Fruto de uma parceria entre a UFMS, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Divisão de Controle Escolar (Dice), Campus de Aquidauana (CPAQ) e Programa de Pós-Graduação em Geografia do CPAQ (PPGEO), e a Superintendência Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Seminário promoveu uma série de atividades e buscou contribuir com a formação do profissional em Geografia, considerando as oportunidades que as pesquisas do IBGE proporcionam para toda a comunidade acadêmica.

As atividades foram desenvolvidas de forma dinâmica e produtiva e estiveram focadas, sobretudo, nas ferramentas de disponibilização de dados e nas pesquisas realizadas pelo IBGE. Nesta perspectiva,  contribuíram não apenas com o público interno da Universidade, mas também com o público externo – a sociedade, fornecendo subsídios para a utilização das plataformas e dados geográficos destinados aos mais variados objetivos.

Pesquisadores da UFMS e do IBGE promoveram o II Seminário IBGE em foco UFMS (Clique para aumentar)

No período matutino, foi desenvolvida a oficina intitulada “Informações Territoriais”, ministrada pelo Engenheiro Ambiental Leandro Tsuneki Higa (IBGE). Já no período vespertino, os trabalhos foram concentrados na oficina intitulada “Portal IBGE/SIDRA”, sob a condução da Bióloga Elenice Cristaldo Cano (IBGE). Ambas as atividades tiveram foco na oferta de dados geográficos pelo IBGE, suas ferramentas digitais de informação e seu universo de atuação, na coleta, processamento e disponibilização de dados.

A partir das 19h, teve início uma mesa-redonda, composta pelos pesquisadores Paulo Roberto Joia (PPGEO/CPAQ/UFMS), Paulo Cezar Rodrigues Martins (IBGE) e Elenice Cristaldo Cano (IBGE), e mediada pela docente Vicentina Socorro de Anunciação (PPGEO/CPAQ/UFMS). Comparecendo em grande número, a comunidade do campus participou das discussões sobre as perspectivas e tendências de pesquisas realizadas pelo IBGE, suas contribuições ao desenvolvimento da sociedade brasileira e a oportunidade de utilização de seus dados nas pesquisas acadêmicas.

Confira o álbum de fotos do II Seminário IBGE em foco UFMS.