Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do CPAQ

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Entre os dias 17 e 21, ocorrerá a 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS, serão promovidas ações com o objetivo de celebrar as bibliotecas e estimular a leitura.

Segundo a diretora de Bibliotecas, Alessandra Regina Borgo, a programação visa estreitar o vínculo com as comunidades acadêmica e externa. Ao todo, serão mais de 40 ações na Cidade Universitária e nos Câmpus.

“Teremos atividades em todas as Bibliotecas, como exposições, treinamentos e palestras, com temas variados, para trazer informação, gerar conhecimento e entretenimento para a comunidade. Todas as ações serão gratuitas”, explica a diretora.

Esta é a nona edição do evento e a novidade, desta vez, fica por conta do formato. Devido à pandemia, as bibliotecas tiveram que se adaptar a novas formas de interação. Por isso, neste ano a Semana possui atividades presenciais e on-line. Em algumas ações, será preciso realizar inscrição para receber o certificado de participação.

 

Programação do Campus de Aquidauana:

 

Data: 17 de outubro

Horário: 9h (horário MS)

Local: Bloco A – Hall da Biblioteca (Unidade II)

Evento: Abertura Oficial

 

Data: 17 a 21 de outubro

Horário: Exposição virtual

Exposição virtual: Campanha de Preservação do Acervo – “Os vilões que atacam as Bibliotecas da UFMS”

 

Data: 17 a 21 de outubro

Horário: Exposição presencial

Local: Bloco A –  Hall da Biblioteca (Unidade II)

Exposição presencial: Exposição de áudio visual do Museu Pantaneiro de Aquidauana

 

Data: 17 a 21 de outubro

Horário: Exposição presencial

Local: Bloco A – Biblioteca (Unidade II)

Exposição presencial de telas: Grafismo/Desenhos Indígenas X Aldravinturas

 

Data: 17 de outubro

Horário: 13h às 17h

Local: Bloco A – Biblioteca (Unidade II)

Oficina presencial: Xadrez pedagógico: da confecção do tabuleiro com papelão a movimentos básicos das peças

Inscrição: Inscrição na Biblioteca ou pelo WhatsApp 67 3241-0441

Responsável: Ednilson Mendes Ferreira

Descrição: Ednilson Mendes Ferreira

Técnico-administrativo da UFMS, nasceu em Aquidauana. Possui curso a nível de 2° Grau de Habilitação básica em construção civil. Formado em Geografia, Licenciatura pelo Campus de Aquidauana/UFMS. Tem especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC INTERNACIONAL. Especialização em Georreferenciamento em imóveis rurais e urbanos pela UNIGRAN/Dourados. Mestrado em Geografia pelo Programa de pós-graduação em Geografia do Campus de Aquidauana/UFMS.

 

Data: 18 de outubro

Horário: 09h às 10h (horário MS)

Palestra virtual:  “ALDRAVIAS: A poesia minimalista do século XXI”

Responsável: Flavia Rohdt

Descrição: Nasceu em São Paulo/SP, reside em Anastácio/MS. Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras e Literatura pela UFMS. Tem especialização em Língua e Cultura Terena pela UEMS. Autora do livro “Em terra de Manoel… do barro voam aldravias – Uma aldravipeia em homenagem ao poeta Manoel de Barros. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA), possui diversas participações em Antologias poéticas. Coordenadora da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas – Infantojuvenil em Anastácio. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras, UEMS

Linkhttps://meet.google.com/sii-zcga-cvk

 

Data: 18 de outubro

Horário: às 13h30

Local: Bloco A – Biblioteca (Unidade II)

Evento presencial: Lançamento do Livreto Aspectos Geológicos do Município de Aquidauana

Autoras: Elisangela Martins de Carvalho e Eveline Terra Bezerra

Descrição: Elisangela Martins de Carvalho, nascida em Aquidauana. Formada em Geografia pela UFMS, com mestrado e doutorado em Geografia.  Eveline Terra Bezerra, nascida em Aquidauana. Formada em Arquitetura, com mestrado em Geografia. O livreto é fruto do projeto de Extensão da UFMS “Geologia em prática: ciclos das rochas” e tem como objetivo elaborar e disponibilizar recursos didáticos para as escolas públicas do município de Aquidauana, destacando os aspectos geológicos local. É um material inédito produzido pelo Curso de Geografia/CPAQ.

 

Data: 18 de outubro

Horário: às 14h00

Local: Bloco A – Biblioteca (Unidade II)

Evento presencial: Chá com poesia

Autor: Agenor Martinho Correa

Livro: Poetizando as aves do Pantanal

Descrição: Natural de Assis, São Paulo, reside em Aquidauana desde 1977. É engenheiro agrônomo e professor doutor aposentado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Em 2010, ganhou o título concedido pela Câmara Municipal de “Cidadão Aquidauanense” pelo seu trabalho literário e em 2017, o prêmio “Zumbi dos Palmares” em homenagem ao dia da Consciência Negra, concedido pela Assembleia Legislativa de MS. Autor dos livros História & poesias; Recordações de um coração poeta; Olhai para os lírios do campo; Retratos da vida

 

Data: 18 de outubro

Horário: 15h

OFICINA presencial: Aldraviando com Flavia

Responsável: Flavia Rohdt

Local: Bloco A – Biblioteca (Unidade II)

Inscrição: Biblioteca ou pelo WhatsApp (67) 3241-0441

Descrição: O movimento aldravista se propôs a criar uma arte que chama atenção, que insiste, “que abre portas para as interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu.” jbdonadon@jornalaldrava.com.br

 

Data: 19 de outubro

Horário: 07h:30min às 9h30min

Local: Unidade II – Bloco A – Biblioteca

OFICINA presencial: Terena Instrumental. Tema Vemó’u

Inscrição na Biblioteca ou pelo WhatsApp (67) 3241-0441

Responsável: Jesse Joel Nimbú Correia

Descrição: Professor Terena – Linguagens Aldeia Aldeinha Anastácio.

 

Data:  19 de outubro

Horário: 9h às 10h (horário MS)

Local: Bloco B – Auditório Paulo Corrêa (Unidade II)

Palestra presencial: Vukapanavo Sênohiko Terênoe: Mulheres indígenas e seu protagonismo

Responsável: Évelin Hekeré

Descrição: Terena. Licenciada em Geografia pela UFMS – Campus de Aquidauana/MS. Mestre em Educação Indígena pela UCDB, Doutoranda pela UCDB. Formadora no CEFPI – Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas de Mato Grosso do Sul.

Professora  Aldeia Aldeinha Anastácio.

 

Data: 19 de outubro

Horário: 15h às 16h (horário MS)

Palestra virtual: “Biblioterapia: o que é e quais os benefícios”

Responsável: Carla Sousa

Descrição: Carla Sousa é, antes de tudo, uma apaixonada pela literatura. Atualmente, é uma das principais referências em Biblioterapia no Brasil, autora do livro Biblioterapia & Mediação Afetuosa da Literatura, docente do curso de Pós-graduação em Biblioterapia da Unochapecó. É a idealizadora do Curso Biblioterapia Primeiros Passos, da Formação de Mediadores de Biblioterapia e do Clube de Biblioterapia.

Link: https://meet.google.com/eus-qsmm-oze

 

Data: 19 de outubro

Horário: 13 às 15h

Local: Biblioteca

Oficina presencial: Costurando o saber/remedando a leitura

Inscrição: Biblioteca ou pelo WhatsApp (67) 3241-0441

Responsável: Maria de Fátima Alves Bonifácio

Descrição: Maria de Fátima Alves Bonifácio. Técnica-administrativa da UFMS, nasceu em São Paulo. Formada em Geografia, Licenciatura pelo Campus de Aquidauana/UFMS. Tem especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC INTERNACIONAL.

 

Data: 19 de outubro

Horário: 19:00 às 20:30 (horário de MS)

Palestra virtual: Ação sobre Respeito e Empatia nas redes

Responsáveis: Cidadão Digital/Safernet, Ruy Ferreira – Líder no Programa Cidadão Digital 2022; Victor Visocki – Mentor no Programa Cidadão Digital 2022

Descrição: Iniciado em 2020, o Cidadão Digital é um programa gratuito da Safernet Brasil, com apoio da Meta, que já realizou atividades sobre temas de cidadania digital com mais de 126 mil adolescentes e 66 mil educadores da rede pública e de projetos sociais. As ações acontecem em todo o país e são mediadas por jovens que concluem um curso de formação oferecido pela Safernet. Dinâmicas participativas e criativas estão no centro do programa, que oferece ações remotas, híbridas ou presenciais.O Programa seleciona embaixadores por Estado para representar as ações do Cidadão Digital.

Link: https://meet.google.com/yay-hfdd-mor

 

Data:  20 de outubro

Horário: 14h às 15h (horário MS)

Palestra presencial:  Tecnologia e processamento de produtos: a cadeia produtiva dos frutos nativos de Mato Grosso do Sul

Local: Bloco B – Auditório Paulo Correa (Unidade II)

Responsável: Raquel Pires Campos

Descrição: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1995), especialização em Segurança e Qualidade de Alimentos (2003) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atua principalmente nas áreas de conservação pós-colheita, processamento de alimentos, legislação e higiene na indústria de alimentos, e empreendedorismo. Atualmente está na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como docente da Unidade de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública, com pesquisa e extensão envolvendo frutos do Cerrado e do Pantanal.

 

Data: 20 de outubro

Horário: 20h30min

Local: Bloco A – Hall da Biblioteca (Unidade II)

Evento: encerramento com a Orquestra indígena Teko Arandú (Instituto RESSOART de Anastácio)

Descrição: Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – RessoArte é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008 por agentes culturais, músicos e arte-educadores, no município de Anastácio, estado de Mato Grosso do Sul. Dentre as finalidades da organização, destacam-se a promoção da cultura, defesa e preservação do patrimônio histórico e artístico; promoção da assistência social; defesa e preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; promoção do voluntariado; fomento de propostas autogestionárias para a promoção do desenvolvimento econômico, social e combate à pobreza; promoção da ética, da Cultura de Paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e demais valores universais.

 

Data: 21 de outubro

Horário: 16h

Lançamento virtual do Podcast: Fala CPAQ!!!!

 

Texto: Cláuber Silva e Mylena Rocha