Semana do Desenvolvimento Profissional é realizada com êxito no CPAQ; confira

Postado por: SAMIRA TORRES BENEVIDES

A Semana do Desenvolvimento Profissional aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, na unidade I do CPAQ. O evento foi organizado pela comissão composta pelos docentes Adriana Wagner, Ana Graziele Lourenço Toledo, Ana Paula Archanjo Batarce, Lovania Roehrig Teixeira e Miguel Rodrigues de Sousa Neto. Um dos objetivos desse evento é a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho e a integração da Universidade com outras instituições.

Resumo do evento

No dia 26, o evento ocorreu nos turnos vespertino e noturno. Inicialmente, a docente Lovania Roehrig Teixeira, que ministrou a palestra “Discurso e Argumentação”, conversou sobre a importância do planejamento linguístico e da argumentação para a carreira profissional, para a vida acadêmica e para o exercício da cidadania. A docente Claudia Camila Lara foi a ministrante da segunda palestra, intitulada “Registro da Língua”, cujo tema tinha o objetivo a compreensão do processo de aquisição e funcionamento da língua em seus diferentes componentes, como o fonético, fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e discursivo.

Para finalizar o primeiro dia de atividades, tivemos o teatro “O Drama de Maria”, que ilustrou como devemos nos comportar em uma entrevista de emprego e demonstrou que não é fácil a vida de quem seleciona os candidatos. Participaram da peça as docentes Daniela Althoff Philippi, Ana Graziele Lourenço Toledo e os acadêmicos Ana Paula Santos, Catarina Pereira Ribeiro, Luana Ragalzi Silva, Jenielle dos Santos da Costa, Vanderleis da Silva Albuquerque, Leonardo Alves Marinho e Lucas Pereira da Silva.

No dia 27, ocorreram simultaneamente duas mesas redondas: 1) Recrutamento, Seleção e Carreira Docente no Serviço Público; 2) Recrutamento, Seleção e Carreira do Administrador no Serviço Público e Privado.

Acadêmicos participaram da Semana do Desenvolvimento Profissional (clique para aumentar)

Na primeira mesa, o prof. Aguinaldo Rodrigues Gomes foi mediador das discussões com outros componentes: Profa. Ivone Nemer de Arruda – Secretária de Educação do Município de Aquidauana; Antônio Edson Lazaro Junior- Técnico da Secretaria de Estado de Educação; Edson Sebastião Bandeira Bastos – Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação de Anastácio; e, os acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura, História, Letras, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia e Turismo. Os membros descreveram como ocorre o recrutamento e seleção dos egressos licenciados do CPAQ nos municípios de Aquidauana, Anastácio e no Estado do Mato Grosso do Sul. Salientaram, ainda, a importante contribuição que o Campus tem com a demanda de docentes formados nas respectivas áreas, bem como os docentes que atuam nas escolas indígenas.

Na segunda mesa redonda, que foi conduzida pela docente Karen Fernandes (Centro Paula Souza) e que contou com a participação dos acadêmicos do Curso de Administração, a professora falou sobre as competências para o mercado de trabalho, considerando os contextos público e privado. Durante a exposição, foram realizadas dinâmicas com os alunos, visando elucidar as hard e as soft skills, que são conceitos utilizados em recrutamento e seleção. No âmbito do funcionalismo público, foi discutido o processo de avaliação de competências e o plano de desenvolvimento dos servidores, bem como os desafios encontrados para implantação destas práticas.

As atividades acadêmicas de cada curso foram transferidas para o evento e houve também a saída de um micro-ônibus para transporte dos estudantes da unidade II para a unidade I.

Confira o álbum de fotos do evento: clique aqui