Semana de Recepção aos Calouros 2017 tem entrega de kits, apresentação cultural e diversas atividades; veja as fotos

Desde a última segunda-feira (17) até hoje (20), os calouros do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) vivenciaram diversas atividades, que objetivaram torná-los parte da comunidade CPAQ.

Com atividades desenvolvidas tanto em seu respectivo curso como em um ambiente geral, os calouros participaram de diversas atividades, tais como gincanas, brincadeiras, palestras, apresentações institucionais, apresentações culturais, dentre outras.

No Curso de Matemática, uma gincana realizada com os calouros foi um dos destaques de sua programação (veja as fotos e a matéria sobre essa atividade clicando aqui).

Recepção dos Calouros do Curso de Ciências Biológicas

No Curso de Ciências Biológicas, atividades recreativas, trote universitário e coffee break marcaram as atividades da programação, que também contou com visita aos laboratórios do curso (veja as fotos dessas atividades clicando aqui).

No Curso de História, as principais atividades ocorreram na noite da última quinta-feira (20). Os acadêmicos conheceram os laboratórios e demais instalações do curso. Entre as atividades, os calouros visitaram a Unidade III do CPAQ, o Centro de Documentações Históricas – CeDHis (veja as fotos dessas atividades clicando aqui).

No Curso de Letras, os calouros conheceram o corpo docente e as principais instalações do curso. Localizado na Unidade I, o Laboratório de Línguas, que é uma das principais estruturas do curso, foi visitado e utilizado pelos novos estudantes (veja as fotos dessa atividade clicando aqui).

No Curso de Turismo, houve um Relato de Experiência, com a palestrante Lejânia Malheiros, que é Turismóloga/Empresária, denominado “O Turismólogo: da universidade ao mundo do trabalho”, um Tour no Câmpus para conhecer o CPAQ/UFMS e uma confraternização entre veteranos e calouros (veja as fotos dessa atividade clicando aqui).

Houve também a apresentação cultural da Tribo Terena, que encantou acadêmicos, funcionários e servidores do CPAQ, com as danças “Kipaéxoti” e “Siputerena”, no Bloco B da Unidade II, na terça-feira (veja as fotos e a matéria sobre essa atividade clicando aqui).

Por fim, a Direção do CPAQ organizou uma atividade de apresentação do Câmpus aos estudantes calouros, que foi realizada na quarta-feira (19) e contou com a exposição da organização do CPAQ, a qual foi desenvolvida pelo Diretor desta Unidade Setorial, Professor Auri Claudionei Mattos Frübel.

Além disso, os calouros puderam conhecer o trabalho de alguns setores do Câmpus, tais como: a Coordenação de Gestão Acadêmica (COAC), que foi apresentada pelo Coordenador de Gestão Acadêmica, Professor Miguel Rodrigues de Sousa Neto; a Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (SECAE), que foi apresentada pela Assistente Social do CPAQ, Técnica Tânia Maria Alencar Vieira; a Biblioteca, que foi apresentada pela Bibliotecária do CPAQ, Técnica Maria Aparecida Jacques de Arruda; a Agencia de Tecnologia da Informação e Comunicação, que foi apresentada pelo Técnico em Tecnologia da Informação, Rafael Melcher.

Uma das turmas recepcionadas na atividade da Direção do CPAQ

Na mesma ocasião, as principais atribuições dos seguintes setores foram apresentadas: a Secretaria Acadêmica (SECAC), que foi apresentada pelo Assistente Acadêmico, Técnico Edivaldo José de Araujo Filho; a Comissão Interdisciplinar Permanente – a qual acompanha a vida acadêmica dos estudantes indígenas e quilombolas – que foi apresentada pela membra da Comissão, Professora Vera Lúcia Ferreira Vargas; e o Diretório Acadêmico do CPAQ, apresentado por discentes que o representam. Uma apresentação turística da cidade também foi realizada pela Turismóloga Lejania Ribeiro Malheiros.

Por fim, a Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis realizou a entrega do “Kit Calouro”, que é composto de uma bolsa e uma camiseta personalizadas da UFMS!

Diretor do CPAQ, Professor Auri Claudionei Matos Frübel, apresentando o CPAQ

Nos demais cursos, diferentes atividades foram realizadas. Assim que as programações forem finalizadas, mais fotografias serão inseridas nesta página do CPAQ. Fique atento!

Veja as fotos da Recepção aos Calouros organizada pela Direção do CPAQ: clique aqui.

Aproveitem o CPAQ/UFMS, Calouros!

* Atualizado às 13h, no dia 24/04/2017.