Selecionada para intercâmbio na Colômbia, estudante destaca oportunidade de crescimento profissional

Fernanda Oliveira de Goes Borges, estudante do 6º Semestre do curso de Letras – Habilitação Português/Espanhol, do Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ), foi selecionada para realizar uma mobilidade internacional durante um semestre letivo em Bogotá, capital da Colômbia, na Universidad Libre, com direito à bolsa de estudos.

O Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL), oferecido pela UFMS por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), selecionou acadêmicos possibilitando a oportunidade de mobilidade internacional. O coefiente de rendimento acadêmico foi um dos critérios utilizados para a seleção.

Dos 5 acadêmicos selecionados entre os câmpus da UFMS, a estudante de Letras ficou em terceiro lugar na seleção. “Eu sempre ficava na expectativa de me inscrever quando houvesse uma oportunidade dessas de bolsa para fora, principalmente em algum país que tem como língua nativa a língua espanhola, por ser da área do meu curso de Letras. Fiquei muito feliz com a notícia que havia sido selecionada. Para mim, significa uma grande conquista devido a toda aprendizagem que um intercâmbio nos proporciona durante uma graduação, aprendizagem não só profissional, mas o desenvolvimento pessoal que a vivência para fora nos proporciona”, destaca Fernanda.

Fernanda já participou de projetos de pesquisa, ensino e extensão no CPAQ (clique para aumentar)

Para a Coordenadora do curso de Letras, Daniela de Souza Silva Costa, a acadêmica é motivo de orgulho, pois, desde o seu ingresso no curso, a estudante tem se mostrado bastante competente e determinada: “é uma ótima aluna, cuja vivência acadêmica é enriquecedora, uma vez que ela participa ativamente da vida acadêmica tanto em ações de cultura, como sendo orientanda de iniciação científica. É uma Pibidiana, então mostra que se interessa por pesquisa, ensino e extensão”.

A coordenadora destaca que a imersão é um processo de aprendizado muito rico para quem estuda Línguas estrangeiras, visto que a aluna conseguirá consolidar os conhecimentos aprendidos na Universidade e também conhecerá o ambiente em que esse idioma é o oficial: “o curso se orgulha muito, a gente tem certeza que os nossos alunos têm potencial […] eu acho que essa conquista da Fernanda prova para todo mundo que nós estamos em pé de igualdade com os demais câmpus da UFMS e também com as demais universidades”.

Questionada sobre sua dedicação aos estudos, Fernanda afirma que sempre se dedica no período vespertino, pois faz estágio remunerado no período matutino e cursa a faculdade no período noturno: “desde o primeiro semestre sempre me dediquei muito ao curso, estudando para obter boas médias. Já participei de programas como bolsista do PIBID e PIBIC, e assim tive bons resultados até o momento”.

Para Fernanda, a oportunidade de intercâmbio será um grande diferencial para sua formação acadêmica: “O contato com a língua espanhola que estudamos no curso e ter essa experiência de imersão traz maiores aprendizagens e oportunidades. […] é uma experiência incrível que trará maiores conhecimentos, contribuindo assim de forma significativa na minha formação”.

Por fim, a acadêmica destaca suas perspectivas e espera aperfeiçoar o idioma da língua espanhola, aprendendo ainda mais na Universidade em Bogotá: “espero também incentivar a muitos acadêmicos do meu campus a participarem dos próximos editais”.

Texto: Juliana Ovelar