Estudantes poderão atuar como apoiadores educacionais

Postado por: Marco Santos

Duas seleções estão abertas para estudantes de graduação presencial da UFMS atuarem como apoiadores educacionais. São 10 vagas para apoio a estudantes com deficiência e nove para apoio a estudantes surdos, para a qual é preciso ter fluência em Libras. As inscrições vão até 7 de maio e podem ser feitas no site selecao.ufms.br.

O auxílio terá valor de R$400 e vigência durante o ano letivo de 2021, podendo ser prorrogado. Para a inscrição, será preciso apresentar uma carta de intenção, histórico escolar e certificados complementares. Para as oportunidades em Libras, será preciso apresentar também certificado de fluência na língua.

Apoio a estudantes com deficiência

A chefe da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Seaaf) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Mirella Villa, conta que esse apoio é ofertado desde 2018 na Universidade.  “Consiste no apoio aos estudantes com deficiência nas suas necessidades, que podem ser o auxílio a um estudo, à organização do estudo, a uma pesquisa, à própria comunicação com os professores, entre outras atividades”, explica.

Segundo a chefe da Seaaf, nesse momento de Ensino Remoto de Emergência os apoiadores também realizam suas atividades remotamente. “Eles mantêm contato frequente com os estudantes com deficiência e, por vezes, contatam também os professores desses estudantes, para apoiarem no que for necessário”, aponta. A Seaaf faz todo o trabalho de acompanhamento e orientação aos estudantes apoiadores e também atua junto aos professores e coordenadores de curso.

O principal requisito para esta seleção é o candidato ter cursado e ter sido aprovado na disciplina de Educação Especial. É preciso ainda ter disponibilidade de 16 horas semanais para as atividades, não estar no último semestre do curso nem em cumprimento de sanção disciplinar; não possuir pendências com a UFMS e não ter vínculo com outro programa de bolsa com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis.

Todas as informações sobre a seleção para apoio a estudantes com deficiência podem ser obtidas no edital neste link, no site da Proaes.

Apoiador em Libras

O apoiador em Libras irá atuar junto ao estudante com deficiência nas aulas e atividades de estágio, atividades extraclasse como trabalhos e reuniões de orientação, supervisão e avaliação. “Nas aulas ainda teremos os intérpretes servidores da Universidade, mas o apoiador estará lá também, apoiando o estudante com deficiência em seu estudo”, explica a chefe da Seaaf, Mirella Villa.

A Seaaf faz todo o acompanhamento dos estudantes apoiadores, com orientações e reuniões quinzenais, e também atua junto aos professores e coordenadores de curso. “Temos apoiadores em todos os câmpus onde há estudante com deficiência e, agora com o Ensino Remoto de Emergência estamos fazendo uma rede de apoiadores, que nos tem permitido atendê-los de uma maneira mais eficaz”, pontua.

Além do comprovante da fluência em Libras, é preciso ter cursado e ter sido aprovado na disciplina de Educação Especial e ter disponibilidade de 16 horas semanais para as atividades. Não podem se inscrever estudantes que estejam no último semestre do curso; que estejam em cumprimento de sanção disciplinar ou que possuam alguma pendência com a UFMS. É requisito ainda não ter vínculo com outro programa de bolsa com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis.

Como parte do processo seletivo, a Seaaf irá realizar entrevista on-line com os candidatos, para verificar a fluência em Libras.

Todas as informações sobre a seleção para apoiadores em Libras podem ser obtidas no edital neste link, no site da Proaes.

Texto: Ariane Comineti